Revolução Agroecológica – O Movimento de Camponês a Camponês da ANAP em Cuba

Autori

  • Izabela Cristina Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

O livro inicia-se ressaltando que é um relato de como cresceu, em uma ilha, um movimento impulsionado pela convicção de seus camponeses. Distribuído em oito capítulos, sendo os dois primeiros para contextualizar historicamente as condições socioeconômicas, culturais e políticas precedentes à chegada do Movimento de Camponês a Camponês em Cuba. Já os capítulos 3, 4, 5, 6 e 7 caracterizam o movimento colocando as questões políticas e metodológicas que o envolvem. Aborda também o crescimento do movimento CAC na ilha, a estrutura da ANAP, a questão de gênero dentro das práticas agroecológicas e o papel do Estado para o desenvolvimento do CAC em Cuba. Enquanto o último capítulo relata as conclusões do livro.

Biografia autore

Izabela Cristina Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda doPrograma de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Integrante do LECgeo (Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política) e do NEACA (Núcleo de Estudos sobre Espaço Agrário, Campesinato e Agroecologia). 

Pubblicato

2014-07-30

Come citare

Gomes da Silva, I. C. (2014). Revolução Agroecológica – O Movimento de Camponês a Camponês da ANAP em Cuba. Revista De Geografia, 30(3), 244–251. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229108