CARACTERIZAÇÃO E ESPACIALIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO EM BACIA HIDROGRÁFICA COM RELEVO COMPLEXO: SERTÃO CENTRAL PERNAMBUCANO – BACIA DO RIACHO DO SACO
Abstract
Este artigo apresenta a caracterização climática da bacia do Riacho do Saco, no Sertão de Pernambuco, relacionando a influência direta da topografia no comportamento da precipitação na área. Para isto foram coletados dados de precipitação de quatro PCDs, localizadas em diferentes altitudes, a fim de compará-las. Utilizando dados dos anos hidrológicos entre 2006-2012, período em que há dados disponíveis para as quatro estações foram analisados através de estatística descritiva os seguintes índices: total anual de chuvas, dias com chuva, dias com chuva efetiva, dias consecutivos sem chuva e dias consecutivos sem chuva efetiva. Verificou-se de fato a relação da precipitação com o relevo, constatando os maiores índices pluviométricos nas áreas de maior elevação e conseqüentemente os menores índices próximos à depressão sertaneja. Porém a relação altitude-precipitação não responde linearmente, devido à topografia irregular presente na bacia, além da atuação de diferentes mecanismos formadores de chuva. Por fim, devido a não linearidade dos resultados para cada altitude o estudo mostrou a necessidade da verticalização dos estudos climáticos em pequenas bacias com topografia irregular.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.