Diagnóstico Físico Conservacionista aplicado ao estudo da desertificação nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, Nordeste, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229242Abstract
O presente estudo buscou avaliar o risco de desertificação nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, a partir dos parâmetros elencados pelo Diagnóstico Físico Conservacionista (DFC). Os parâmetros do DFC apontaram que a área em estudo possui: 82,6% de seu relevo variando de plano a suave ondulado, 74,7% da área possui alta a muito alta erosividade, 46,2% dos solos apresentam alta erodibilidade, ou seja, alta vulnerabilidade a erosão, 33,1% da área apresenta severidade climática variando de alta a muito alta. Quanto ao NDVI, constatou-se aumento das classes moderadamente alta e moderada de 0,1% e 1,7%entre os anos analisados (1985 e 2009). Os resultados do NDVI sugerem melhorias no ambiente e estágios de sucessão ecológica. O DFC indicou pequeno aumento no risco de desertificação na área que passou de 46.78 em 1985 para 46.86 unidades em 2009, devido aos solos expostos, ao aumento das áreas destinadas aos cultivos temporários e à redução daquelas destinadas aos cultivos permanentes, ao aumento do extrativismo vegetal para produzir carvão vegetal e lenha, ao aumento dos efetivos bovino e ovino. O DFC constituiu uma importante metodologia que permitiu conhecer de forma integrada os elementos da dinâmica da paisagem para fins de planejamento territorial.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.