ANOMALIAS DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR E A VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE CABROBÓ/PE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229379Abstract
O Núcleo de Desertificação de Cabrobó/PE, na região Nordeste do Brasil, apresenta como principal característica de seu ritmo climático um regime pluvial irregular. Esse fato pode ser explicado por diversos fatores fisiográficos, entre os quais destacam-se as interações entre a atmosfera e os oceanos Pacífico e Atlântico tropicais. Neste sentido, o presente trabalho objetivou investigar a relação entre os índices de Anomalia de Temperatura da Superfície do Mar (ATSM) do oceano Pacífico, do oceano Atlântico Tropical Norte e Sul, e o Índice de Anomalia de Chuva (IAC) no Núcleo de Desertificação de Cabrobó (NDC), no Sertão pernambucano. Foram utilizados dados do período de 1982 a 2016, e analisou-se, através do índice de correlação de Pearson, qual o grau de relação entre os episódios anômalos de TSM e o IAC. Para tanto foi calculado um índice (PA – Pacífico/Atlântico) para as ATSM. Os resultados indicam uma relação significativa do IAC com o índice PA, podendo ser explicada pela interação oceânica e atmosférica por meio dos padrões de teleconexões. Verificou-se também que as ATSM no oceano Pacífico podem atuar de maneira favorável ou desfavorável na intensidade do período chuvoso em associação às ATSM do oceano Atlântico Tropical.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.