Mobilidade do transporte urbano na cidade de Cuiabá: dificuldades do aumento das frotas de veículos automotores

Autori

  • Adriana Maria Rodrigues UFMT
  • Juliana Rosa Campos de Souza UFMT
  • Francisca Kaline Bezerra de Souza UFMT
  • Cornélio Silvano Vilarinho Neto UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.229418

Parole chiave:

mobilidade urbana. Cuiabá. racionalização

Abstract

Nos últimos anos tem havido um aumento considerável de transportes no perímetro urbano e consequentemente a desordem no deslocamento desses veículos que dificultam o fluxo do trânsito nas cidades. O incentivo governamental à aquisição de automóveis e o déficit dos transportes públicos têm levado as pessoas a optarem pelo transporte motorizado individual, gerando problemas como congestionamentos, acidentes e outros conflitos de trânsito. Entretanto, a racionalização de viagens tem sido uma forma de redução da velocidade, de tempo, assim promovendo a acessibilidade a todos. O objetivo deste artigo foi em verificar como a política de incentivo da produção industrial de veículos e a grande liberação de crédito na última década influenciou o “inchaço” nas cidades, acarretando um impacto da mobilidade urbana na Cidade de Cuiabá-MT. Palavras-chave: Mobilidade Urbana. Cuiabá. Racionalização.

Biografie autore

Adriana Maria Rodrigues, UFMT

Departamento do Programa de Mestrado em Geografia UFMT

Juliana Rosa Campos de Souza, UFMT

Departamento do Programa de Mestrado em Geografia UFMT

Francisca Kaline Bezerra de Souza, UFMT

Departamento do Programa de Mestrado em Geografia UFMT

Cornélio Silvano Vilarinho Neto, UFMT

Departamento do Programa de Mestrado em Geografia UFMT

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Pubblicato

2019-12-25

Come citare

Rodrigues, A. M., de Souza, J. R. C., de Souza, F. K. B., & Vilarinho Neto, C. S. (2019). Mobilidade do transporte urbano na cidade de Cuiabá: dificuldades do aumento das frotas de veículos automotores. Revista De Geografia, 36(3), 30–46. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.229418

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico