A mobilização de saberes na prática docente dos professores de geografia no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.248663Parole chiave:
geografia; saberes docentes; ensino superior; docênciaAbstract
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a formação do docente universitário dos cursos de licenciatura, visando perceber se a prática desse docente corresponde às exigências do mundo contemporâneo em face da legislação brasileira. O foco principal de nossa investigação é a produção e a mobilização de saberes da experiência na prática docente. Considero como saber da experiência aquele saber oriundo de vivências, sejam pessoais ou profissionais, que o professor mobiliza na sala de aula, os saberes do saber-fazer. Nesse contexto, tomamos inicialmente como categorias de análise o trabalho docente, a formação docente, a epistemologia da prática que permitem focalizar as relações dos professores com os saberes que dominam para poder ensinar e aqueles que ensinam. Para primeira trilha percorrida na investigação, utilizou-se, uma abordagem qualitativa por acreditar que o uso desta análise permite estabelecer conclusões mais significativas, a partir dos dados coletados, bem como da observação direta, in locus, dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados da pesquisa possibilitam afirmar que grande parte dos docentes não possui uma formação pedagógica adequada que atenda as exigências da contemporaneidade. Essa carência pedagógica tem refletido diretamente no cotidiano da sala de aula.
Riferimenti bibliografici
CARVALHO, Antonia Dalva França. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito, (orgs.). –4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro, Tempo e Presença, 1990.
MINAYO, M.C.S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito, (Orgs.). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SACRISTÁN, José G. Poderes instáveis em educação. Tradução Beatriz Afonso Neves, Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1999.
SAMPAIO, M. das Mercês F. A escola no centro da pesquisa: caminhos e problemas. In. Anped, 26ª Reunião Anual, Poços de Caldas, 2003.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A vez e a voz dos professores: contributo para o Estudo da Cultura Organizacional da Escola Primária. Lisboa: Porto Editora, 1993.
SCHÖN, Donald Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SERRÃO, Maria Isabel Batista. Superando a racionalidade técnica na formação: sonho de uma noite deverão. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito, (Orgs.). –4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação de professores. São Paulo: Vozes, 2002.
THERRIEN, J. e LOIOLA, Francisco Antonio. Experiência e competência no ensino: pistas de reflexões sobre a natureza do saber-ensinar na perspectiva da ergonomia do trabalho docente. Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.
THERRIEN, J. e SOUSA, Ângela. Cultura docente e gestão pedagógica: a racionalidade prática dos saberes do saber-fazer racionalidade do agir docente –elementos para uma análise da formação prática. In. NOBRE, M. D. e THERRIEN, J. (Org.). Artesãos de um outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Annablume: Fortaleza, 2000.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Francisco Kennedy Silva dos Santos, Matheus Rivail Alves de Araújo Pereira, Tâmara Carla Gonçalves Bezerra, Thiago Breno de Medeiros Carmo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.