O estudo do lugar e a abordagem geográfica para mitigar o bullying: oficina prática como instrumento de ensino didático

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254608

Keywords:

Violência Escolar, Bullying, Educação Geográfica, Lugar.

Abstract

Nas instituições escolares a violência é bastante corriqueira e não ocorre igualitariamente em termos de tipologia, fatores e circunstâncias que se retroalimentam. O bullying é um fenômeno interpessoal marcado por um conjunto de práticas sistemáticas, continuadas, intencionais e perversas acompanhadas pela desproporcionalidade de poder que tem o intuito de humilhar os alvos dessa conduta. Este artigo apresenta propostas didáticas, através de oficinas práticas, para compreenderem-se as relações da Educação Geográfica, por intermédio da categoria de análise geográfica lugar, para mitigação do bullying em unidade escolar a partir de um estudo baseado em relatos e experiências da literatura acadêmica. Os resultados revelaram que a Educação Geográfica, através dos estudos voltados ao lugar dos alunos, é relevante para que eles se reconheçam como sujeitos da história e que podem ser influenciados pelas relações sociais depreendidas nele.

Author Biographies

Marcus Vinícius dos Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciado em Geografia (UPE), Mestrando em Educação (UFPE)

Paulo César de Oliveira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorando em Geografia (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE)

Cláudio Roberto Farias Passos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Geografia (UFPE), Secretaria de Segurança de Pernambuco

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Acesso em: 19 de mai. 2019.

Published

2022-12-26

How to Cite

Silva, M. V. dos S., Oliveira, P. C. de, & Passos, C. R. F. (2022). O estudo do lugar e a abordagem geográfica para mitigar o bullying: oficina prática como instrumento de ensino didático. Revista De Geografia, 39(3), 165–187. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254608