ESTUDO DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Resumo
Utilizou-se da analise harmônica, como um método objetivo para identificar a sazonalidade das chuvas, aplicando as normais de precipitação mensal no período de 1960-90 para aproximadamente 39 estações no Estado de Pernambuco – Br. As análises apresentaram distribuição da precipitação anual como a soma de seis diferentes curvas de senos (harmônicas). São apresentados mapas da contribuição à variância e o ângulo de fase dos três primeiros harmônicos, pois denotam os principais fatores físicos responsáveis pelos padrões, pois quantificam a maior parte da variância na distribuição da precipitação original desta área. A primeira harmônica geralmente contribuiu 70-90% da variância total. Os ângulos de fase aumentaram em direção ao Leste do Estado, de acordo com o período de maior atuação dos sistemas em cada área. A segunda harmônica detectou as áreas sob influência da topografia e o terceiro harmônico não apresentou claramente quais fatores o identificam.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.