CIDADANIA TERRITORIAL E TERRITÓRIO DA CIDADANIA: ELEMENTOS PARA O DEBATE EM TORNO DA POLÍTICA TERRITORIAL BRASILEIRA
Resumo
A seletividade com que a cidadania se deu no Brasil, fez com que o meio rural convivesse com a pobreza e a vulnerabilidade mais intensas. A abordagem territorial tem se mostrado mais própria para se pensar o desenvolvimento regido pela equidade e pela promoção da expansão da liberdade para que as pessoas vivam conforme julgam melhor. No entanto, o território normativo tem se apresentado de modo diverso daquele construído teoricamente, e acaba por negligenciar aspectos centrais para os objetivos do desenvolvimento territorial. Aqui, apresenta-se uma análise da política de Território da Cidadania, especificamente do Território da Cidadania do Baixo São Francisco Sergipano, quatro comunidades quilombolas de Brejo Grande, município que integra o território. Verificamos que a exclusão da questão agrária, bem como das especificidades de pertencimento, poder, conflitos e identidades descaracteriza a proposta territorial e tende a invisibilizar ainda mais aqueles que mais precisam. Percebe-se que a exclusão de determinadas populações dos direitos mais básicos é elemento aderente a um processo de reprodução social que pode ser uma estratégia para a ampliação da acumulação do capital.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.