A inserção da cultura afro-brasileira em textos literários

por um território socioeducacional não subalterno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2023.260424

Palavras-chave:

cultura afro-brasileira, preconceito racial, texto literário, diálogo intercultural, empoderamento

Resumo

Este artigo visa investigar a abordagem racial em textos literários. Para tal, utilizou-se o método qualitativo, partindo de uma pesquisa de natureza bibliográfica por meio da análise do conteúdo de 9 contos. Entre os resultados apresentados evidenciam que os textos literários trabalhados eclodiram unidades de sentido e temas que integram o saber necessário a reflexão das questões socioraciais. Conclui-se que o combate ao preconceito e a afirmação da identidade negra na escola e no tecido social, veiculados pela literatura, viabilizam o diálogo intercultural e inclusão desse grupo minoritário.

Biografia do Autor

Cleide Maria Ferraz, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Doutora da Universidade de Pernmbuco 

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba/ PPGE

 Professor doutor titular da Universidade Federal da Paraíba e Líder do grupo de pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. 

Rita de Cássia Feire de Melo Goldbaum, Campus Mata Norte, Universidade de Pernambuco

Professora Doutora da Universidade de Pernmabuco  (UPE)

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Publicado

2024-01-05

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Artigos