A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO AUXÍLIO DO LETRAMENTO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO DE GRAU LEVE

Franklin Façanha da Silva, Magna Silva

Resumo


Introdução: O presente estudo visa apresentar os pontos de interseção entre as novas tecnologias, em especial a Tecnologia Assistiva (TA), e as práticas pedagógicas utilizadas na educação inclusiva, utilizando este tipo de tecnologia com ferramenta pedagógica para auxiliar a comunicação e letramento de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) de grau leve. Compreender o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, bem como desenvolver formas de intervenção, é uma necessidade de modo a favorecer possibilidades de inclusão e o exercício da cidadania das pessoas com autismo. As oportunidades de desenvolvimento aumentam significativamente para aquelas que conseguem se comunicar, impactando em muitos casos, o desenvolvimento da linguagem verbal e, por conseguinte, sua participação social mais ativa e seu desenvolvimento global. Desta forma, pretende-se mostrar que a TA possui um enorme potencial para contribuir com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado a crianças com autismo, através da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA).

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)