A MOBILIZAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS PARA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS CONSELHOS ESCOLARES
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre as experiências vivenciadas no campo de estágio da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica– Estágio supervisionado em gestão educacional, e discute os resultados de ações interventivas realizadas em uma escola da rede municipal do Recife/PE. A intervenção voltada para o Conselho Escolar foi sugestão da gestora da escola. A necessidade de convidar esses pais e responsáveis a compor o conselho escolar e conhecer seus representantes surgiu devido à carência de engajamento desse segmento nas pautas gerais da escola e na vida escolar de seus filhos. Sendo o conselho escolar um órgão de representação da comunidade da escola composto por representantes de todos os segmentos e que se constitui em espaço de discussão que pode gerar condições para instaurar processos mais democráticos dentro da escola, (DOURADO, MORAES E OLIVEIRA, s/d) buscamos mobilizar os pais e responsáveis dos alunos da escola a participarem e construírem efetivamente o conselho escolar. Para isso, delineamos como objetivos específicos, identificar o que a comunidade escolar compreende sobre o papel e a importância do conselho escolar; sensibilizar os pais e responsáveis quanto à importância de sua participação nas tomadas de decisões para organização da escola; e estimular a participação dos pais e responsáveis no conselho escolar. Gestão democrática é uma maneira de reger uma unidade escolar visando à participação efetiva de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar (pais, professores, funcionários, estudantes) nos processos de tomadas de decisão, e em todos os aspectos de sua organização, de maneira transparente e democrática (DOURADO, MORAES E OLIVEIRA, s/d). Uma verdadeira gestão democrática prioriza a participação e autonomia de todos que integram a comunidade escolar. É preciso que todos sejam ouvidos e estimulados a participar da organização da escola, entendendo que todos são importantes no processo educacional. Entendemos que a concepção de gestão democrática tem caráter descentralizador, mobilizador e coletivo, conforme LUCK apud AGUIAR (2009).Referências
AGUIAR,M.C.C. de. Conselho escolar como mecanismo de efetivação da gestão democrática. In: MACHADO, L.; SANTIAGO, E. (Org.) Políticas e gestão da educação básica. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
BARBOSA, E.; CASTILHO, E. P. A.; BRANDÃO, D. C. Estágio curricular obrigatório na gestão escolar: observações, participações e intervenções pedagógicas. In: DESAFIOS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO. Semana da educação, 16º Simpósio de pesquisa e pós-graduação em educação, 6º. P. 353-364.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; MORAES, K. N. de. Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Disponível em: <<http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf>>
SILVA, M. T. da; LIMA, M. G. F. de. A pesquisa na mediação do estágio supervisionado em gestão educacional. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 4º, Parnaíba, PI. Campina Grande, Realize Editora, 2012. P. 1-14.