CONHECIMENTO SOBRE O CORPO: ANATOMIA, ARTE E EDUCAÇÃO

Bruno Carlos Souza de Oliveira, Maria de Fátima Galdino da Silveira

Resumo


A compreensão sobre o corpo humano deve ser interpretada como organismo integrado (partes e sistemas) e corpo vivo (derivando expressões e sentimentos), na perspectiva de que haja interação com o meio físico, psicológico e cultural. O ensino do conhecimento sobre o corpo nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional, pautada apenas no aparato literário (livro didático) mais o apoio do professor e a dificuldade de desenvolver atividades alternativas, em meio a utilização de tempo e materiais.  O presente projeto possibilita abordar meios diferenciados e estratégias no ensino, especificamente na abordagem dos conteúdos com a vivência das práticas, em que são contextualizada e com suporte metodológico, com o uso do instrumento da arte para o desenvolvimento das peças anatômicas. A interação, a participação e o engajamento é despertado pela curiosidade e a novidade de uma nova prática.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO-JORGE, T. Relações entre ciência, arte e educação: relevância e inovação. Revista E, São Paulo SESC, v. 12, 2007.

REIS, José Claudio; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco. Ciência e arte: relações improváveis?. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, 2006.

FIGUEIRA-OLIVEIRA, D.; ROCQUE, L. L.; MEIRELLES, R. M. Ciência e arte; um entre-lugar no ensino de biociências e saúde. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)