CONSTRUINDO AS CONCEPÇÕES DE GÊNERO NUMA SALA DE AULA MEDIANTE O ENSINO INTERDISCIPLINAR

Ana Beatriz Rodrigues de Araújo, Douglas Lucas Veloso de Carvalho

Resumo


Sabendo que a concepção de gênero evidencia diversas relações sociais ocultas, compreendidas através de um viés histórico e cultural, surgiu o desejo de poder relatar e refletir o papel da mulher e do homem através dos tempos sociais. Essa noção consegue revelar a dimensão política das relações existentes entre o feminino e o masculino presente na vida diária e se conecta diretamente com a questão das relações de poder. Portanto, o gênero ultrapassa a questão sexual e se equivale de maneira sutil a contradições do sistema de valores estabelecidos se confluindo com o contexto histórico e expressões culturais. Partindo do pressuposto da necessidade de haver indagações acerca do papel social de homens e mulheres na sociedade e fazendo uma pesquisa bibliográfica sobre o gênero em sala de aula, surgiu a motivação para que fosse tratado durante quatro aulas a temática de: “Mulheres e homens na história: direitos, deveres e papéis sociais”. Assim, interligando o ensino dos gêneros textuais, as estratégias de leitura, as produções de textos com a reflexão do gênero que atravessa as questões de classe, de etnia e outras expressões de poder, contemplando a interdisciplinaridade almejada transversalizando o tema proposto com o ensino de gêneros gramaticais em salas de aula

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)