CRIANDO MODELOS DIDÁTICOS EM AULAS DO PIBID: UMA ESTRATÉGIA PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM SOBRE PORÍFEROS

Roberta Tamires Evangelista da Silva

Resumo


os livros didáticos nem sempre abordam o tema com clareza (CARDOSO, 2013), prejudicando consequentemente o aprendizado, principalmente em relação aos filos de animais menos conhecidos. Dessa forma, fica a critério dos professores recorrerem a métodos que visem auxiliar o momento da aula, facilitando a compreensão dos alunos. Modelos didáticos são estratégias que vem ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula, não apenas na zoologia, mas em todas as áreas da ciência, visto que eles têm capacidade de mostrar objetos em três dimensões (LIMA, 2013) e representar conceitos científicos que podem ser compreendidos ao se observar, tocar e até mesmo ao criar. Diante do exposto, o presente resumo tem por objetivo relatar a produção de um modelo didático, desenvolvido na aula de zoologia com o intuito de facilitar o entendimento em relação a morfologia e funcionamento do corpo dos poríferos, instigando a curiosidade dos alunos

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, S.; OLIVEIRA, C. B.; ANTÔNIO, C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade?. Ciências & educação. v.19, n1, p. 169-180. Bauru, 2013.

LAMPEL. Aula prática – Poríferos. Santa Catarina, 2013. Disponível em: Acesso em: 31 de ago. de 2018.

LIMA, E.S; PEREIRA, L.L; ARAÚJO, C.W. A importância da confecção de modelos didáticos no ensino aprendizagem do sistema urinário no 8° ano do ensino fundamental. 65° Reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciência, 65° reunião anual da SBPC. Recife – PE, 2013.

MEIRA, M. S.; Guerra L.; Carpilovsky, C. K.; Ruppenthal, R.; Astarita, K. B.; Schetinger, M. R. C. Intervenção com modelos didáticos no processo de ensino-aprendizagem do desenvolvimento embrionário humano: uma contribuição para a formação de licenciandos em ciências biológicas. Ciência e natureza, v.37, n2, p. 301-311. Santa Maria, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)