DIMENSÃO LÚDICA: SENTIDOS E SIGIFICADOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Suelma Amorim do Nascimento, Suzana Amorim do Nascimento, Walcyrany Alves da Silva, Edjani Correia Cavalcanti, Maria Auxiliadora Soares Padilha

Resumo


Neste estudo a dimensão lúdica resulta dos impulsos sensível e racional(SCHILLER, 2014). Dimensão que aflora o sentido e significado para o sentir, pensar e agir num universo da formação de professores. No trato de conteúdos em práticas educacionais estimula o ensino-aprendizagem ao propiciar o despertar de atitudes formativas com experiências didático-pedagógicas prazerosas, de saberes da experiência cultural crítico-criativos que possibilitam viver a ludicidade como princípio fundante. Experiências em que são sistematizados conteúdos com eixo na construção participativa tendo em vista numa realidade provocativa de descobertas, perguntas, desafios, encantamentos, amorosidades, bonitezas, num universo que mistura o imaginário e o real concreto. O foco das práticas lúdicas da formação de professores em Educação Física-UFPE é contribuir numa formação para exercer a cidadania

Texto completo:

PDF

Referências


DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Araras, SP: Gráfica e Editora Topázio, 2009

FRANÇA, Tereza Luiza de. Lazer – Corporeidade – Educação: o saber da experiência cultural em prelúdio. Natal-RN. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem – numa série de cartas. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda., 2014

SCHWARTZ, Gisele Maria.(Org.) Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri, SP: Manole, 2004


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)