EMPRESTAR, LER E SOCIALIZAR: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Jéssica Laranjeira Guerreiro de Castro, Kátia Gomes da Silva, Conceição Carrilho

Resumo


O trabalho em tela se trata de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica planejada pela equipe da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica 8 – Estágio Supervisionado em Gestão Escolar. Damiani (2012) pontua que as pesquisas do tipo intervenção pedagógica têm como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos, permitindo que atividades de intervenção sejam feitas em ambientes diversificados, como no caso da escola. E, dentro da escola, experiências de intervenção se relacionam aos processos de Gestão Escolar. Para (Oliveira, 2007) a Educação de Jovens e Adultos é um terreno positivo para intervenções, principalmente no que diz respeito a formação docente, o que justifica sua escolha para a realização do trabalho. Tal projeto, sob o título de “Emprestar, Ler e Socializar”, teve o intuito de estimular o hábito de leitura dos estudantes da EJA. Foram percebidas as dificuldades que os docentes possuem quando se trata da leitura para os estudantes da EJA, tais como: livros com temática relevante para o aluno da EJA; textos que possuam as fontes de letras com tamanhos grandes, pois o adulto tem dificuldades com letras miúdas; que estes livros possuam frases curtas para maior compreensão da leitura para esses alunos que ainda estão em processo de apropriação das letras, pois culturalmente é subentendido que todos os adultos são alfabetizados, e, por isso, poucos livros destinados a este público possuem essas características. Fouani e Coito (2013) trazem esta discussão quando afirmam que “a necessidade de um trabalho pensado especificamente para esse público (EJA), no que diz respeito à seleção de material, estratégia e planejamento de aula de leitura, possibilita uma resposta mais acertada da escola com relação à sociedade.”

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Referências


BATISTÃO, M. Estágio Supervisionado em Gestão da Educação. Londrina: Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL, 2013.

DAMIANI, M. et. al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Pelotas: UFPel, 2012.

FOUANI, M.; COITO, R. F. A Leitura para Alunos da EJA. Curitiba: Cadernos PDE, 2013.

OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. São Paulo: Educ. rev. [online]. 2007, pp. 83-100.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)