ENSAIO TEÓRICO: A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO ESPIRITUAL PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL

Catarina Lessa de Carvalho, Eugênia de Paula Benício Cordeiro

Resumo


A pesquisa teve como objetivo refletir sobre a importância da dimensão espiritual para a educação adotando como aporte teórico a teoria da multidimensionalidade do ser humano e a busca por sua plenitude como possível objeto epistêmico da educação, embasado, em uma das obras do educador Ferdinand Röhr. A temática abordada se mostra bastante relevante, pois, que, observando os aspectos relacionados à espiritualidade, contribui para ampliar a percepção da complexidade das interações que constitui a integralidade humana e social, no qual, aponta a necessidade do professor assumir a responsabilidade pela tarefa educacional contribuindo com o desenvolvimento integral do educando. O ensaio ressalta a importância de se considerar a integralidade do educando e do educador, que passa a assumir a responsabilidade do que é para si e do que também representa para outros. Por conseguinte, abrange a dimensão espiritual ao perpassar as demais dimensões e entrelaça as realidades imanentes e transcendentes do ser humano. Conclui suscitando para o compromisso ético do professor na busca de construir sua própria integralidade e na promoção de uma prática pedagógica voltada para a humanização dos educandos.

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Referências


RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)