HETEROGENEIDADE E ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar aulas de uma docente do ciclo de alfabetização para investigar que estratégias didáticas são utilizadas para lidar com a heterogeneidade em sala de aula no ensino da leitura e da escrita, assim como os recursos didáticos adotados e os modos como medeiam as interações. Tendo como justificativa geral a questão da heterogeneidade e os modos como ela impacta a prática docente. Portanto questiona-se: quais temáticas (diversidade étnica, de orientação sexual, de gênero, de idade, de nível de conhecimento) são eleitas pela professora para o ensino da leitura e da escrita e se questões relativas à diversidade humana e seus impactos sobre a vida social são contempladas. O ponto de partida é a concepção de que a heterogeneidade é constitutiva de qualquer esfera social de interação. Tal fenômeno vem sendo concebido como fator dificultador do processo pedagógico sem haver, de fato, aprofundamento de estudos sobre o tema.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1977.ENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41. LEAL, Telma Ferraz Leal; SILVA, Eleine Cristina Nascimento; SÁ, Carolina Figueiredo. Heterogeneidade no regime de ciclos e em turmas multisseriadas do campo: reflexões sobre concepções de professores alfabetizadores. In. LEAL, Telma Ferraz; SÁ, Carolina Figueiredo de; SILVA, Elaine Cristina Nascimento da Silva(ORGS). Heterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2016. 186 p. : 46-62. MOURA, Dayse Cabral. Leitura e identidades étnico-raciais: reflexões sobre práticas discursivas na educação de jovens e adultos. Tese de Doutorado. Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2010.