HOJE TEM CAPOEIRA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E A MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ATRAVÉS DA CAPOEIRA

Beatriz Lima Cavalcanti de Albuquerque, Maria Taís Gomes Santiago, Matheus Gabriel Nascimento Souza, Aurenea Maria de Oliveira

Resumo


Além de trazer uma simbologia e história de luta através da manifestação cultural, a capoeira pode estabelecer função fundamental em uma comunidade, pois está inteiramente ligada à formação cidadã do sujeito. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação cidadã e a manutenção da cultura por meio da capoeira. Mais especificamente, compreender o que os mestres e contramestres entendem por formação cidadã e como esta é desenvolvida no Centro de Capoeira São Salomão, buscando identificar e discutir como o este colabora para a manutenção cultural afro-brasileira. Pretende-se, portanto, com esta produção, intensificar os estudos sobre a capoeira como formadora de cidadania e sua manutenção cultural para que esse tema esteja presente nos projetos de formação de pedagogos e demais profissionais da educação.

Texto completo:

PDF

Referências


DEMO, P. Cidadania menor: algumas indicações quantitativas da nossa pobreza

política. Petrópolis: Vozes, 1992.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: i congresso internacional de pedagogia social, 1, 2006.

LUSSAC, Ricardo Martins Porto; TUBINO, Manoel José Gomes. Capoeira: a história e trajetória de um patrimônio cultural do brasil. Maringá, v. 20, n. 1, p. 7-16, 1. trim. 2009.

SCHIRRU, Ana Carla. A importância do patrimônio cultural para a cidade: identidade social e planos urbanos. IX Mestres e Conselheiros Agentes Multiplicadores do Patrimônio. Belo Horizonte/MG 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)