IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA
Resumo
Estudar sobre a atuação do(a) professor(a) de Educação Física nas séries inicias da escola básica tem sido uma constante nas diferentes áreas do conhecimento, por se constituir como relevante e de reconhecimento nacional tanto pelo seu caráter educativo quanto pela sua dimensão sócio-cultural. O que exige um olhar sensível e comprometido com o (re)significar do debate sobre a dinâmica das relações em todos os campos e setores educacionais. A Educação Física compreendida como disciplina curricular, tem contribuído para a formação escolar rumo a transformação e libertação. Inserido neste contexto, o trabalho aqui apresentado tem por objetivo analisar o sentido e o significado da Educação Física para a formação integral de crianças na Educação Infantil e no Fundamental I, buscando compreender a perspectiva dos profissionais licenciados de diferentes níveis de ensino, a respeito da importância da intervenção de licenciados em educação física nas séries iniciais da escolarização básica. A problemática surge a partir da necessidade de reflexão sobre a relação entre as intervenções docentes e a formação humana crítico-reflexiva do ensino-aprendizagem, considerando a formação de professores polivalentes e licenciados em Educação Física. Segundo Basei (2008), os primeiros anos da escolarização básica configuram-se como um centro de desenvolvimento integral da criança, através de suas experiências, interações, inserção em meios culturais, educativos e sociais. Nesse contexto, a Educação Física escolar torna-se uma grande aliada no processo de formação humana, visto que ela propicia um leque de experiências, nas quais, as crianças podem criar, descobrir novos movimentos, inventar, reelaborar conceitos, conhecer o seu corpo e seus limites, enfrentar desafios, entre outras situações que visam o desenvolvimento global dos infantis. Sendo assim, espera-se que um profissional com formação na área assuma este papel de ensinar essas práticas. Porém em 2015, a Prefeitura do Recife propôs que um professor polivalente realizasse a função de ensinar estes conteúdos para as séries iniciais do ensino (Ofício Circular nº 122/2015), o que parece absurdo até mesmo para pedagogos, como pode observar no relato de todos os nossos entrevistadosReferências
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 23 out. 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.
BASEI, A.P. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 3, p. 1-12, 2008. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2730353. Acesso em: 09 abr. 2019.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.