LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PRESIDENTE HUMBERTO CASTELLO BRANCO

Maria Clara de Morais e Silva, Gabriela Bárbara Santos Prado da Costa, Tereza Luiza de França

Resumo


Este trabalho tem como objetivo iniciar uma reflexão acerca do lazer e seu potencial educativo no Projeto Sementes para o futuro-presente, desenvolvido pelo coletivo de Residentes da Escola Presidente Humberto Castello Branco. Tendo em vista a escola como ambiente de formação e transformação social, a base para o desenvolvimento do trabalho são os fundamentos da Educação para e pelo lazer: ludicidade, planejamento participativo, escolha, criatividade e dialogicidade. Como resultados até então obtidos posso destacar que o planejamento participativo e as construções coletivas estão possibilitando uma socialização maior que o comum entre os educandos e a (re) aproximação dos alunos com as práticas culturais de lazer como esportes, dança e lutas. Ressaltamos ainda, durante o estudo a importância de uma práxis pedagógica que desenvolva relações educativas de autonomia na perspectiva de uma formação crítico-reflexiva, aumentando os horizontes dos alunos para além dos muros da escola. 

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Referências


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FRANÇA, Tereza Luiza de. Lazer na escola: estratégia pedagógica de uma gestão democrática. In: AZEVÊDO, Paulo Henrique (Org.). Gestão estratégica das experiências de lazer. Curitiba, PR: Ed. Appris, 2017.

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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)