O AMOR ROMÂNTICO EM SEUS DESDOBRAMENTOS E REVERBERAÇÕES NA SOCIEDADE

Isabella Júlia Santana da Silva, Kirley França da Silva, Robson Guedes da Silva

Resumo


O amor romântico nesta pesquisa é concebido como uma instituição do imaginário social. Para entender melhor o que é uma instituição do imaginário social nos é necessário de forma primeira compreender que, toda sociedade é uma criação, e criação dela mesma, onde por meio de variadas estratégias se constitui a fabricação da inteligibilidade do social. Neste sentido,  instituições (linguagem, normas, família, instrumentos, etc.) e suas significações (totens, tabus, deuses, mercadoria, etc.), produzem sentidos e significações imaginárias do social, e como tais, devem ser coerentes e completas com o que é normativo. O amor romântico emerge na história por volta do século XII, todavia, só se consolida no casamento por volta do século XX. Tal instituição do imaginário social traz implicações nos laços afetivos e políticos, nos possibilitando então indagar: quais os efeitos de pensar o amor romântico na forma de conceber as relações afetivas na atualidade? Não obstante, buscamos como objetivo geral o discutir como se estabelece a discussão acerca do amor romântico, bem como, apresentar alguns enlaces teóricos em torno da temática

Texto completo:

PDF

Referências


LINS, R. N. Ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outro pessoa. Entrevista com Regina Navarro Lins. Universa, São Paulo, 08 de dezembro, 2012. Disponível em: http://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/08/ninguem-deveria-se-preocupar-se-o-parceiro-transa-com-outra-pessoa-diz-psicanalista.htm. Acesso em: abril de 2019.

MORIN, E. Culturas de massas no século XX: o espírito do tempo. Tradução de Maria Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro. Forense universitária, 1990.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SHORTER, E. A formação da família moderna. Lisboa: TERRAMAR, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)