O APRENDER FAZENDO NUMA PERSPECTIVA NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: O PROGRAMA MINIEMPRESA COMO ESPAÇO DE APRENDIZADO

Jonathan Rafaell Carneiro Barreto, Viviane de Bona

Resumo


A Metodologia Aprender Fazendo (DEWEY, 1959) aborda o aprendizado na prática como uma das mais eficientes formas de aprendizado. Isso se dá devido ao fato dos estudantes estarem colocando em prática a teoria que aprenderam, possibilitando que esse conhecimento seja adquirido mais facilmente pelos educandos. Diante disso, entra-se no conflito de que a educação formal nem sempre apresenta essas formas de aprendizado, ela parte de pressupostos burocráticos, de seguir diretrizes formais que muitas vezes não dão espaço para que haja inovações na forma de ensinar. Entretanto, os espaços não-formais de educação disponibilizam mais liberdade para inovações nas práticas ali ocorridas. Esses locais não seguem diretrizes pré-definidas, eles têm a possibilidade de definir sua própria maneira de atuar (GADOTTI, 2005). A metodologia Aprender-Fazendo se reflete bastante dentro da educação não-formal, especificamente em ONG’s, possibilitando a fluidez do ensino de diversas formas onde o estudante torna-se o ator principal do seu processo educacional. Dessa forma, os/as atores/atrizes desta pesquisa são estudantes de escola pública, participantes do Programa Miniempresa da Junior Achievement Pernambuco - JAPE. O Programa consiste em proporcionar para jovens estudantes do Ensino Médio a experiência na organização e na operação de uma empresa. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a eficácia da metodologia Aprender Fazendo através das experiências práticas no Programa Miniempresa da JAPE. 

Texto completo:

PDF

Referências


DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Nacional, 1959.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Institut International des Droits de L’Enfant (IDE), p. 18-22. Suiça, 2005.

PIAGET, J. Sobre a pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)