O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Gustavo Augusto Fernandes Correia Fernandes Correia Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruna Giovana Correia de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Paula Roberta Paschoal Boulitreau Universidade Federal de Pernambuco
  • Tereza Luíza de França Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A Educação Física passou por diversas mudanças desde sua origem, entre elas a relação com o esporte principalmente no que diz respeito à prática pedagógica aplicada neste conteúdo. O esporte compreende, enquanto manifestações, modalidades coletivas como: futebol, vôlei, basquete e handebol. Historicamente o esporte objetiva a formação de atletas de alto rendimento, porém a partir da década de 1980 esse cenário sofreu mudanças no que concerne ao trato teórico-metodológico, o que reverberou na sua dinâmica de atuação no chão da escola. Então, foi pedagogizado para realidade escolar, não mais visando apenas o desempenho esportivo (BRACHT, 2000). Considerando esses aspectos, o estudo objetiva compartilhar experiências constituídas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental no CAp/UFPE.

Referências

BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, v. 6, n. 12, 2000.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. Petrópolis-RJ: 2014.

VAGO, Tarcísio Mauro. "O esporte na escola" e o " esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente - Um diálogo com Valter Bracht. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 3, n. 5, p. 4-17, 1996.

Downloads

Publicado

2019-01-01