O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Gustavo Augusto Fernandes Correia Fernandes Correia, Bruna Giovana Correia de Souza, Paula Roberta Paschoal Boulitreau, Tereza Luíza de França

Resumo


A Educação Física passou por diversas mudanças desde sua origem, entre elas a relação com o esporte principalmente no que diz respeito à prática pedagógica aplicada neste conteúdo. O esporte compreende, enquanto manifestações, modalidades coletivas como: futebol, vôlei, basquete e handebol. Historicamente o esporte objetiva a formação de atletas de alto rendimento, porém a partir da década de 1980 esse cenário sofreu mudanças no que concerne ao trato teórico-metodológico, o que reverberou na sua dinâmica de atuação no chão da escola. Então, foi pedagogizado para realidade escolar, não mais visando apenas o desempenho esportivo (BRACHT, 2000). Considerando esses aspectos, o estudo objetiva compartilhar experiências constituídas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental no CAp/UFPE.

Texto completo:

PDF

Referências


BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, v. 6, n. 12, 2000.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. Petrópolis-RJ: 2014.

VAGO, Tarcísio Mauro. "O esporte na escola" e o " esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente - Um diálogo com Valter Bracht. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 3, n. 5, p. 4-17, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)