O MDC COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULAR.

Augusto Rodrigo Bezerra da Silva, Jussara Barbosa de Araújo, Mikellon Jefther Generino de Lira, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues

Resumo


O Modelo de Debate Crítico (MDC) surge como uma alternativa ao modelo de debate tradicional, nele se possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e do hábito de construir argumentos baseados em discursos sólidos e bem articulados. O pensamento crítico deveria ser objetivo de todos os níveis de ensino. Com o intuito de trazer métodos que auxiliem a construção desses pensamentos é adaptado o MDC para sala de aula.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. (Coleção Folha, grandes nomes do pensamento, 1)

LEITÃO, Selma. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.3, pp.454-462.

RAMALHO, Betânia Leite; NÚÑEZ, IsauroBeltrán (Org.) Aprendendo com Enem: reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. Brasília: Líber Livro, 2011.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)