O USO DAS REDES DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RECIFE/PE - ENSAIOS DA PESQUISA

Autores

  • Dhayanna Chrystian Silva de França Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

As redes digitais passaram a ser nos tempos atuais, uma importante ferramenta em todos os âmbitos da sociedade, tornando-a cada vez mais conectada e informada, uma vez que nela se podem encontrar várias possibilidades de comunicação, diversão ou lazer, pesquisa, aprendizagem e, consequentemente, para o ensino da Geografia. Para Ramos (2009, p. 7) “a necessidade de comunicação dá, assim, origem e forma as novas tecnologias que expandem suas fronteiras e a alimentam”. Neste contexto, as formações de redes passaram a ser discutidas por alguns teóricos, apesar do envolvimento das pessoas em redes existirem desde a história da humanidade. A evolução tecnológica derrubou barreiras geográficas promovendo o acesso ilimitado a informação e comunicação

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/06, de 20 de dezembro de 1996

KARSENTI, Thierry. Impacto das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) sobre a atitude, a motivação, a mudança nas práticas pedagógicas dos futuros professores. In:

LÉVY, Pierre. A Máquina Universo – Criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 2. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

RAMOS, J. L. Avaliação e Qualidade de Recursos Educacionais Digitais. Cadernos SACAUSEF V, Ministério da Educação, 2009.

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Publicado

2019-01-01