O USO DAS REDES DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RECIFE/PE - ENSAIOS DA PESQUISA
Resumo
As redes digitais passaram a ser nos tempos atuais, uma importante ferramenta em todos os âmbitos da sociedade, tornando-a cada vez mais conectada e informada, uma vez que nela se podem encontrar várias possibilidades de comunicação, diversão ou lazer, pesquisa, aprendizagem e, consequentemente, para o ensino da Geografia. Para Ramos (2009, p. 7) “a necessidade de comunicação dá, assim, origem e forma as novas tecnologias que expandem suas fronteiras e a alimentam”. Neste contexto, as formações de redes passaram a ser discutidas por alguns teóricos, apesar do envolvimento das pessoas em redes existirem desde a história da humanidade. A evolução tecnológica derrubou barreiras geográficas promovendo o acesso ilimitado a informação e comunicaçãoReferências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/06, de 20 de dezembro de 1996
KARSENTI, Thierry. Impacto das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) sobre a atitude, a motivação, a mudança nas práticas pedagógicas dos futuros professores. In:
LÉVY, Pierre. A Máquina Universo – Criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 2. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
RAMOS, J. L. Avaliação e Qualidade de Recursos Educacionais Digitais. Cadernos SACAUSEF V, Ministério da Educação, 2009.