OS SABERES HISTÓRICOS/CULTURAIS SOBRE FUTEBOL NA VISÃO DOS ALUNOS DO COLÉGIO FEDERAL DE APLICAÇÃO E ESCOLA ESTADUAL TIMBI EM PERNAMBUCO

Autores

  • Jonathas de Albuquerque Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Jailton de Lima Correia Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Alcides José Scaglia Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Aída Alves de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Tereza Luíza França Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A influência do futebol é muito significativa em nossa realidade, principalmente dentro do âmbito escolar. O avanço sobre a temática através de trabalhos acadêmicos tem ocorrido de modo significativo. A formação integral, as possibilidades de ampliar a cultura corporal como linguagem. Esses temas abordados quando das vivências de práticas corporais tem sido alguns dos aspectos positivos que o futebol tem ocasionado na escola, propiciam a construção de práticas cooperativas, criativas e inovadoras que ampliam o universo de movimentos, escritas e falas dos alunos. Portanto, visto a grandiosidade e a diversificação que o futebol apresenta em seu universo, pesquisar sobre o seu contexto histórico/cultural com escolares, nos proporciona adentrar e conhecer a realidade sobre as raízes futebolísticas. A justificativa para elaboração do presente trabalho se dá pela inquietação por uma busca de conhecimento cultural vinda diretamente dos alunos sobre a temática. Como o fascínio pelo futebol está correlacionado com a práxis na educação física escolar, e de que forma o resgate feito pelos discentes pode contribuir cientificamente na formação do docente. Objetivo geral: Compreender através da dialogicidade entre docente/discente, a influência cultural que o futebol agrega na formação escolar, especificamente na Educação Física. Objetivos específicos: Conhecer a respeito dos saberes culturais na realidade de cada aluno. Identificar os pontos principais que o futebol tem para o processo de ensino aprendizagem. Abordar o futebol enquanto conteúdo pedagógico na Educação Física Escolar e sua importância histórico, cultural e/ou social para o universo cientifico

Referências

BÉTTI, Mauro et al. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. 1997.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n. 1, 2009.

COULON, Alain. La Etnomedotología. 3 ed. Madrid: Cátedra, 2005.

FERRAZ, Osvaldo Luiz. O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol. Revista Paulista de Educação Física, v. 11, n. 1, p. 27-39, 1997.

Downloads

Publicado

2019-01-01