PARADESPORTO NA ESCOLA PÚBLICA: O GOALBALL COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Pedro André da Silva Lins Universidade Federal de Pernambuco
  • Vanbaster José de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Janiel de Fontes Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Luana Freire Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Tereza França Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Um processo de educação inclusiva não é tarefa simples, principalmente na escola pela forma como estar estruturada e funciona. O paradesporto na escola é uma prática que tem estimulado a participação do conjunto de alunos, especialmente pelo seu caráter integrador. Propor, sistematizar, vivenciar essa prática nas aulas de Educação Física amplia as possibilidades para reflexões e construções entre os atores que integram o coletivo da turma. É uma prática agregadora de valores em relação ao respeito às diferenças e da valorização dos limites e possibilidades entre os alunos. Neste sentido, consideramos relevante materializar práticas inclusivas, como por exemplo, o paradesporto, que asseguram estratégias centradas na busca da superação do preconceito entre os atores da escola - alunos, professores e gestores. O objetivo deste estudo é identificar as contribuições resultantes da prática do paradesporto – goalball em aulas de Educação Física no sentido da inclusão dos praticantes. Uma de nossas fontes foi a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em seu art. 42, que afirma “A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas” (BRASIL, 2015). Esta afirmação constitui um avanço na direção da relevância das práticas inclusivas e por estimular a compreensão que o paradesporto assegura valores de respeito às diferenças. É uma prática humanizadora de caráter transformador que media a prática pedagógica ao propiciar a todos a apreender conteúdos de aula com amplas e concretas possibilidades de atingir objetivos. Sistematizar aulas com paradesporto requer estratégias para criar situações de ensino-aprendizagem, sejam em sala de aula, no pátio, na quadra ou em áreas afins da escola, com práticas inclusivas focadas na conscientização enfatizando as variadas formas de praticar esporte. O que impõe entender que aulas de Educação Física sejam, também, momentos de viver práticas inclusivas. Como modalidade de prática inclusiva, o goalball se destaca como tema de ensino para a Educação Física pelo cunho de inclusão e reflexão características próprias da modalidade como, por exemplo, o trabalho em equipe; desenvolvimento dos sentidos; inclusão de alunos com deficiência visual; respeito às diferenças.

Referências

BRASIL.Lei n.13.146, de 6 julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: 2 ed.Cortez, 2012.

CPB – COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. ModalidadesGoalball. Disponível em:<http://www.cpb.org.br/modalidades-visualizacao/-/asset_publisher/4O6JOgZOhDhG/content/id/22720>. Acesso em: 07 de abril. 2019.

EVÊNCIO,Kátia Maria de Moura(Org.).Educação Inclusiva - diversos olhares entre teorias e práticas. Paraná: ApprisEditora, 2018

Downloads

Publicado

2019-01-01