POEMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAR E PROMOVER A INCLUSÃO

Maria Eduarda Alves da Silva, Dayse Cabral de Moura

Resumo


Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam diversas peculiaridades em suas trajetórias escolares, como: a retomada ao sistema escolar formal, a iniciação tardia aos estudos curriculares e a resistência aos diversos mecanismos segregadores sociais, que os fazem viver diante de variadas inseguranças, mas que conseguem ser identificados como resistentes e de “teimosos itinerários” de acordo com ARROYO, (2017). É importante citar ainda a resistência à segregação da diversidade biológica, relacionada às pessoas com deficiências. Sendo assim, a EJA torna-se um campo de formação pedagógica incomparável, onde todas essas peculiaridades existem simultaneamente, ainda somadas muitas vezes à desvalorização profissional dos educadores e à precariedade de infraestrutura. Neste sentido, o objetivo geral do trabalho aqui compartilhado foi criar um plano de atividades para a Educação de Jovens e Adultos que considerasse uma perspectiva de visão integral dos sujeitos, atentando para uma educação voltada à autonomia e que permita apropriações de conteúdos curriculares significativas e adequadas às especificidades da EJA, promovendo então aulas que fomentassem naqueles sujeitos o desejo e a apropriação do Sistema de Escrita Alfabético (SEA) numa perspectiva de “alfabetizar letrando, conforme nos aponta LEAL, ALBUQUERQUE e MORAIS, (2010). 

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida mais justa – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SOUSA, W. P. A. A inclusão da pessoa surda: especificidades no âmbito educacional. In: Segundo Seminário Internacional Sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade. João Pessoa: (editora) 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)