PROBLEMATIZANDO POEMAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE COMBINATÓRIA POR MEIO DO USO DA LITERATURA INFANTIL

Waleska Stefany Moura Diniz, Emilly Rayane Moura Diniz Santos, Juliana Azevedo Montenegro

Resumo


Na presente pesquisa buscou-se verificar as contribuições da literatura infantil “Problematizando Poemas” para a compreensão da Combinatória por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Buscando especificamente, investigar o desempenho dos alunos antes e depois de intervenções utilizando essa literatura infantil; verificar o desempenho deles em cada tipo de problema de Combinatória (produto cartesiano, combinação, arranjo e permutação); e analisar as estratégias utilizadas por eles na resolução dos problemas. Adotamos como problema de pesquisa a questão: Quais as contribuições da literatura infantil “Problematizando Poemas” para o desenvolvimento do raciocínio combinatório por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental? O livro de literatura infantil utilizado como recurso para as intervenções, “Problematizando Poemas”, é de criação das autoras do presente estudo. Este é composto pelos quatro tipos de problemas combinatórios, baseados na classificação organizada por Pessoa e Borba (2007), em forma de poemas. O interesse pelo tema da pesquisa e pela produção do livro, surgiu a partir da dificuldade em encontrar literaturas infantis sobre a Combinatória que pudessem ser utilizadas como auxiliares no trabalho do professor ao promover o raciocínio combinatório dos alunos do Ensino Fundamental. 

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Juliana. Alunos de anos iniciais construindo árvores de possibilidades: É melhor no papel ou no computador?. 127 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2013.

PESSOA, Cristiane. Quem dança com quem: o desenvolvimento do Raciocínio Combinatório do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2009.

PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. Estratégias de resolução de problemas de raciocínio combinatório de alunos de 1ª à 4ª série. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2007.

______. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1a a 4a série. Zetetike (UNICAMP), v. 17, n. 31, jan-jun, 2009, p. 105-150.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)