PROJETO: “A GINÁSTICA LABORAL VOLTADA PARA A INTEGRAÇÃO E VISIBILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA TERCEIRIZADOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFPE”

Elisama de Lima Bezerra, Lucineide Batista de Sousa, Nathali Gomes da Silva

Resumo


O presente texto busca refletir sobre a importância da visibilidade de todos que compõem o ambiente escolar a fim de materializar a participação na gestão democrática por meio da inclusão. Para tanto a participação na gestão, que se constitui como democrática, torna-se peça chave para a realização de uma educação de qualidade. Segundo Libâneo (2001, p. 79), “a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento desses profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar”. Ainda de acordo com Luck et al (2002, p. 45), “o desenvolvimento de uma equipe é ponto essencial para o estilo de gestão participativa, onde os integrantes do processo educativo se sintam co-responsáveis pelo sucesso da escola”. E, em se tratando de dinâmicas de grupos, tornam-se cruciais, pois têm por finalidade agrupar, juntar, integrar, como bem aponta Cartwright e Zander (1967, p. 10) ao inferir que se trata de uma “aplicabilidade potencial dos resultados nas tentativas de aperfeiçoar o trabalho dos grupos e suas consequências nos indivíduos e na sociedade. ” Nessa perspectiva este trabalho é resultado de um plano de ação em parceria com a equipe gestora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAP/UFPE), articulado a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica de Estágio em Gestão Escolar (PPP8) tendo como finalidade integrar a outro projeto de Ginástica Laboral, já existente no CAP, possibilitando a vivência de momentos de interação bem como a aprendizagem quanto ao alívio das tensões diárias advindas da rotina do trabalho. O presente plano teve como principal objetivo levar os funcionários terceirizados, que realizam funções de limpeza, a participarem de atividades realizadas dentro da instituição com finalidade de dar maior visibilidade a esses profissionais possibilitando uma maior atenção e cuidados a sua saúde, para além de momentos de interação e inclusão por meio de dinâmicas de grupo e ginástica laboral. 

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)