QUESTÕES ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS LÚDICAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-UFPE

Raphaella Marques Pereira, Aíllis Fiama de Santana Messias, Marcelo Vinícios de França Gama Silva, Paulo Sérgio Rennê Gomes Silva, Tereza França

Resumo


O Programa de Residência Pedagógica Educação Física-UFPE orienta-se com práticas integradoras constituídas de princípios nutridos pela diversidade de relações raciais, culturais e sociais com seus conflitos, contradições, construções e transformações. Este estudo crítico-reflexivo qualitativo tem por objetivo analisar a sistematização de práticas lúdicas na escola pública tematizadas com a diversidade no sentido das relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física do referido programa. Norteado por teorias críticas da Educação e Educação Física, este estudo adota princípios etnometodológicos que alimentam a coleta e análise de dados, os quais têm apontado indicadores (re) significados e expressam a relevância de práticas lúdicas no trato de questões étnico-raciais como processo de formação emancipadora dos alunos

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)