UNIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO CONSTRUÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFPE

Autores

  • Gabriela Maria da Silva Paula Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Eduardo Sales da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jackson Manoel M. dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Dayvison Lourevalde Albuquerque Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Tereza França Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Pensar o agir na formação docente materializa a unidade ensino-pesquisa-extensão ao dialogar com temáticas que qualificam o quefazer crítico-reflexivo. Alunos da Licenciatura em Educação Física expõem na Semana Pedagógica – CE o processo formativo-metodológico vivido no Circuito dos Baobás por compreender que esta formação se constitui com o conhecer e vivenciar conhecimentos com diversidade. O objetivo analisar estratégias metodológicas vividas durante o circuito a partir de dados resultantes do ensino ao construir eixos didáticos da intervenção participativa e da pesquisa-ação ao sistematizar entrevistas narrativas e no âmbito extensionista ao viver estratégias político-pedagógicas com e junto aos participantes. Tendo como categorias dialógicas, escuta, ludicidade, humanização, criticidade, diversidade. Introdução: A formação docente com norte na unidade ensino-pesquisa-extensão da concreta realidade se constituí de práticas que dialogam entre si, as práticas docente, discente, gestora e gnosiológica e/ou epistemológica. Estas impõem abordagens para desvelar esta unidade como um todo complexo de caráter crítico-reflexivo. Submeter à crítica da academia os resultados deste estudo tem por argumento que esse aprendizado aponta indicadores à nível do ensino por assegurar eixos didáticos orientadores da intervenção participativa no sentido da reflexão crítico-pedagógica e da pesquisa-ação a partir dos dados das entrevistas narrativas enfatizados pelos participantes ao apontar a expressão lúdica nos momentos de prazer, dedicação e envolvimento na ação extensionista ao viver estratégias político-pedagógicas com e junto aos participantes. 

Referências

FRANÇA, Tereza Luiza de. Lazer – Corporeidade – Educação: o saber da experiência cultural em prelúdio. 2003. 331f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, 2003.

MARCELINO, Nelson Carvalho(Org.). Lúdico, educação e educação física. Ijuí : Ed. UniJUí, 1999. Coleção Educação Física.

SANTIAGO, Eliete & NETO, José Batista(Orgs.). Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009

SOUZA, João Francisco. E a educação popular: ??Que?? Uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007.

Downloads

Publicado

2019-01-01