UNIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO CONSTRUÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFPE

Gabriela Maria da Silva Paula, Carlos Eduardo Sales da Silva, Jackson Manoel M. dos Santos, Dayvison Lourevalde Albuquerque Silva, Tereza França

Resumo


Pensar o agir na formação docente materializa a unidade ensino-pesquisa-extensão ao dialogar com temáticas que qualificam o quefazer crítico-reflexivo. Alunos da Licenciatura em Educação Física expõem na Semana Pedagógica – CE o processo formativo-metodológico vivido no Circuito dos Baobás por compreender que esta formação se constitui com o conhecer e vivenciar conhecimentos com diversidade. O objetivo analisar estratégias metodológicas vividas durante o circuito a partir de dados resultantes do ensino ao construir eixos didáticos da intervenção participativa e da pesquisa-ação ao sistematizar entrevistas narrativas e no âmbito extensionista ao viver estratégias político-pedagógicas com e junto aos participantes. Tendo como categorias dialógicas, escuta, ludicidade, humanização, criticidade, diversidade. Introdução: A formação docente com norte na unidade ensino-pesquisa-extensão da concreta realidade se constituí de práticas que dialogam entre si, as práticas docente, discente, gestora e gnosiológica e/ou epistemológica. Estas impõem abordagens para desvelar esta unidade como um todo complexo de caráter crítico-reflexivo. Submeter à crítica da academia os resultados deste estudo tem por argumento que esse aprendizado aponta indicadores à nível do ensino por assegurar eixos didáticos orientadores da intervenção participativa no sentido da reflexão crítico-pedagógica e da pesquisa-ação a partir dos dados das entrevistas narrativas enfatizados pelos participantes ao apontar a expressão lúdica nos momentos de prazer, dedicação e envolvimento na ação extensionista ao viver estratégias político-pedagógicas com e junto aos participantes. 

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Referências


FRANÇA, Tereza Luiza de. Lazer – Corporeidade – Educação: o saber da experiência cultural em prelúdio. 2003. 331f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, 2003.

MARCELINO, Nelson Carvalho(Org.). Lúdico, educação e educação física. Ijuí : Ed. UniJUí, 1999. Coleção Educação Física.

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SOUZA, João Francisco. E a educação popular: ??Que?? Uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)