A Casa Azul na Chapada do Araripe: a experiência de uma incursão no Sertão do Cariri

Autores

  • Vanessa Louise Batista UFC

Palavras-chave:

sócio e biodiversidade, Fundação Casa Grande, consciência, poética

Resumo

Esse texto é fruto de uma incursão da autora ao Sertão do Cariri, cuja experiência trouxe o contato com a socio e biodiversidade do lugar, gerando reflexões profundas e a necessidade de um olhar complexo para essa realidade. Suas riquezas socioambientais diversas impactam a identidade dos que por ali se sediam. Em Nova Olinda, a inserção de um espaço sociocultural, no centro da cidade, resguarda lembranças e conta a história do território, vinculando o citadino ao mundo. A diversidade presente nos aspectos da fauna e flora e nas manifestações culturais da região, quando acessada, leva os indivíduos a se perceberem na complexidade do território. O processo de conscientização em espaços como esse deve considerar a necessidade de transitar por aspectos expandidos da consciência, conectando-se com a ancestralidade tão presentificada na vida do lugar. Assim, o texto assume forma de ensaio e visa uma hermenêutica da inserção sociocomunitária curiosa e em movimento de transformação, tentando acessar níveis distintos da construção poética nesse território tão diverso e complexo como o Sertão do Cariri.

Biografia do Autor

Vanessa Louise Batista, UFC

Doutora em Psicologia Socioambiental (USP), Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará. Conselheira Científica da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Consciência - UFC

Referências

AB’SABER, Azis Nacib. Problemas das migrações pré-históricas na América Latina (Clio-série arqueológica n. 4, extraordinário). Anais do I simpósio de Pré-História do Nordeste Brasileiro, Recife: UFPE, p. 11-14, 1987.

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ANDRADE, Mário de. Anteprojeto para a Criação do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (1936). Revista do Patrimônio (IPHAN), Brasília, vol. 30, 2002.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2006.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2008.

BOAINAIN, Elias. Grupos Transcentrados: Investigando a utilização de uma metodologia "rogeriana" grupal para exploração de desenvolvimentos de potencialidades transpessoais (Tese de Doutorado em Psicologia). São Paulo: USP, 2003.

CIAMPA, Antonio da C. A estória de Severino e A História da Severina. São Paulo, SP: Brasiliense, 1998.

ELIADE, Micéia. Mito e Realidade. Editora Perspectiva. 6a edição. Coleção Debates, 2002.

ESPINOSA, Baruch. Os Pensadores: Baruque de Espinosa (1632-1677). 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GÓIS, C. W. L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo: Adraldo & Rothschild - Editora Hucitec, 2008.

JUNG, Carl G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

LIMAVERDE, R. Os Registros Rupestres da Chapada do Araripe. Ceará, Brasil. (Dissertação de Mestrado em Arqueologia). Recife: UFPE, 2006.

LIMAVERDE, R. Acervo Lítico e cerâmico da Chapada do Araripe, Ceará- Brasil. Relatório técnico da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. Nova Olinda, 2006.

MALDONADO, Tomas. La speranza progettuale. Torino: Einaudi. 1971.

MARTINS, Pedro. Cabo-verdianos em Lisboa: manifestações expressivas e reconstrução identitária. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, Ano 15, nº 31, p. 241-262, 2009.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MIÈGE, Bernard. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.

MORENO, J.L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1977.

Pereira de Queiroz, Maria Isaura. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos: EDUSP, 1978.

PINHEIRO, Irineu. O Cariri. Fortaleza: Editora Fortaleza/Instituto Cultural do Cariri, 1950.

ROUANET, Sergio Paulo. O olhar humanista. In: NOVAES, Adauto (org.) O olhar. 5. ed. São Paulo, 1995.

SANTOS, Milton. Técnicas, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico informacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Hucitec Ed.,1997.

STURDART, Carlos. As tribus indígenas do Ceará. In: GIRÃO, Raimundo & MARTINS FILHO, Antônio. O Ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1939, p. 124-130.

TASSARA, Eda T. de O. Psicologia Ambiental e Política Ambiental: Estratégias Para a Construção do Futuro. Psicologia USP, São Paulo, 16 (1-2) 2005, p. 201-203.

VIGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicoleogicos superiores. 7a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WINNICOTT. D. W. O Brincar e a Realidade (Coleção Psicologia Psicanalítica). Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.

Sites

www.fundacaocasagrande.org.br Acesso em 20/03/2013

www.ibge.gov.br Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Acesso em 20/03/2013.

http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/perfil_basico/pbm-2012. Acesso em 20/03/2013

www.opovo.com.br/opovo/colunas/cariri, editada em 11/04/09, acesso em 20/03/2013

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/caatinga/unidades-de-conservacao-caatinga/2122-flona-araripe-apodi.html. Acesso 20/03/2013.

Downloads