A religião e o trabalho na construção de estratégias de permanência na universidade pública: um estudo sobre a trajetória universitária dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE

Daniela Maria Ferreira, Maria Emilia Lins e Silva

Resumo


Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar o conjunto de propriedades sociais e culturais que se constituem importantes na construção das trajetórias universitárias dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Um questionário sociocultural foi aplicado a 114 estudantes, em via de conclusão de curso. Os resultados, mesmo que parciais, apontam o peso da religião e do trabalho na constituição dos investimentos acadêmicos realizados ao longo do percurso universitário. A pesquisa ainda aponta indícios para aprofundar a discussão em torno das condições objetivas de permanecer em uma universidade pública no Brasil.

 

Palavras-chave

Ensino superior. Trabalho. Religião. Investimentos acadêmicos.

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Abstract

This study aims to identify the set of social and cultural properties that are important in the construction of university careers of students of the Federal University of Pernambuco Pedagogy (Federal University of Pernambuco).A sociocultural questionnaire was administered to a sample of 114 students in the process of completion. The results, even partial, indicate the weight of religion and work in the constitution of academic investments throughout the university route. The research also shows evidence for further discussion on the objective conditions to remain in a public university in Brazil.

 

Keywords

Higher education. Work. Religion. Academic investments.


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@ 2012 - PPGS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

ISSN Impresso 1415-000X

ISSN Eletrônico 2317-5427