Um “cineminha”, algumas “birras” e muitos “causos”: uma visita à hibridez em Ondjaki

Autores

  • Paula Manuella Silva de Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

literatura angolana, pós-colonialismo, modernidade

Resumo

A literatura do escritor angolano Ondjaki traz em seu bojo as tensões entre a memória, a tradição, o hibridismo e a modernidade periférica como uma de suas matrizes de significado, sublinhando fraturas que reposicionam o sujeito pós-colonial no cerne de importantes debates nas Ciências Humanas. Neste sentido, percorrer as ruas de Luanda, por meio das linhas de seu texto, configura-se como um interessante exercício para apreensão dos meandros do contexto pós-colonial em que Angola insere-se atualmente, uma vez que é possível experimentar sensações contraditórias, oriundas das descontinuidades e desigualdades fomentadas durante o período colonial, desde a sua constituição até o seu posterior desenvolvimento. São as fronteiras híbridas dessa cidade vista e vivida a partir da literatura que me conduziram a problematizar neste artigo a entrada de Angola na modernidade, as estratégias estéticas que permitem o mergulho nestas dinâmicas modernas e, consequentemente, as relações ali estabelecidas entre a literatura e a vida social. Para tanto, procuro articular metodologicamente a profunda ligação que a prosa-poética de Ondjaki estabelece com o real extratextual, por meio da apreciação tanto de elementos estéticos quanto de processos sociais na obra.

Biografia do Autor

Paula Manuella Silva de Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Paula Manuella Silva de Santana é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda neste mesmo programa, pesquisadora do núcleo Sociedade Brasileira Contemporânea, e Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. E-mail: paulamssantana@gmail.com

Referências

BENJAMIN, Walter. 1984. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Ed. Brasiliense.

CANDIDO, Antônio. 2000. Formação da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Itatiaia.

HAMILTON, Russell G. 2000. A Literatura dos países africanos de língua oficial Portuguesa. Revista Metamorfoses, n. 1, p. 187-198.

JOHNSON, Randal. 2003. Literatura e Cinema, diálogo e recriação: o caso de Vidas Secas. In: Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Ed Senac: Instituto Itaú Cultural.

LYRA, Pedro. 1995. Sincretismo a poesia da Geração 60. Rio de Janeiro: Ed. Topbooks.

MURARO, Andrea. 2008. Olhando através de Luanda. São Paulo. IX Congresso Internacional da ABRALIC. Tessituras, Interações, Convergências.

PADILHA, Laura Cavalcante. 2007. Entre a voz e a letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. Niterói: Ed. EDUFF

PALMEIRO, Cecilia. 2008. Lixeratura argentina contemporánea: pensamiento queer em atiestéticas do trash. In anais XI ABRALIC. São Paulo: USP.

PELLEGRINI, Tânia. 2003. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações.In: Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Ed Senac: Instituto Itaú Cultural.

RAMOS, Fernão. 2001. O lugar do cinema. Estudos de Cinema – Socine, p.35-48. Porto Alegre: E. Sulina.

SARLO, Beatriz (2007). Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, Ed. Companhia das Letras

SINGER, Bem. 2001. Modernidade, Hiperestímulo e o início do Sensacionalismo Popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R (Orgs.). O Cinema e A Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify Edições.

XAVIER, Ismail. 2003. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Ed Senac: Instituto Itaú Cultural.

ONDJAKI. 2006. Bom dia camaradas. Rio de Janeiro: Ed. Agir

ONDJAKI. 2005. E se amanhã o medo. Lisboa: Ed. Caminho.

ONDJAKI. 2001. Momentos de aqui. Lisboa: Ed. Caminho.

ONDJAKI. 2002. O assobiador. Lisboa: Ed. Caminho.

ONDJAKI. 2004. Quantas madrugadas tem a noite. Lisboa: Ed. Caminho.

ONDJAKI. 2007. Os da minha rua. Lisboa: Ed. Caminho.

Downloads