Violência e ajustamento na colonização do trópico: notas sobre as interpretações de Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre
Palavras-chave:
pensamento social, Brasil colônia, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de HolandaResumo
Este ensaio compara as interpretações formuladas por Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda a respeito da colonização portuguesa nas terras do Brasil, com destaque à relação entre os homens e o meio tropical nessa fase de ocupação. Um primeiro aspecto a ser destacado é a relativa correspondência de foco e temática em torno de concepções gerais sobre o processo de colonização, demarcando posições interpretativas por vezes distintas, por vezes complementares a respeito da natureza dos trópicos, das características do elemento colonizador e de sua relação com os grupos indígenas habitantes da terra e com os africanos trazidos como escravos. Um segundo aspecto refere-se ao tratamento regionalizado conferido por esses autores em trabalhos voltados a uma compreensão mais detalhista e localizada desse processo, resultando numa descrição comparativa entre manchas socioculturais com valores e práticas distintas de interação com o meio natural: de um lado o Nordeste da civilização da cana, como apresentado por Freyre no livro "Nordeste"; de outro, São Paulo dos bandeirantes, conforme descrito por Sérgio Buarque de Holanda nos livros "Caminhos e fronteiras" e "Monções".
Referências
BASTOS, Élide Rugai. Raízes do Brasil - Sobrados e Mucambos: um diálogo. Perspectivas. São Paulo, 28: 19-36, 2005.
BOSI, Alfredo. A dialética da colonização. 4ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras. 2001.
CARDOSO, Fernando Henrique. Um livro perene. In: FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª edição. São Paulo: Global, 2006
DRUMMOND, José Augusto. A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, [p. 177-197]. 1991.
DUARTE, Regina Horta. História & Natureza. Belo Horizonte: Autêntica. 2005.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regimen de economia patriarchal. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Schmidt. 1938.
FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. 2ª Edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Livraria José Olympio Editora. 1951.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras. 1994.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. 3ª edição. São Paulo: Brasiliense. 1999.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª edição. São Paulo: Companhia das Letras. 1998.
PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2002.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 6ª Edição. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1961.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado