Um “raio-x” do professor de sociologia brasileiro: condições e percepções

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Roniel Sampaio Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Palavras-chave:

ensino de sociologia, perfil do professor, prática docente

Resumo

O presente artigo apresenta elementos colaborativos para a compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio e suas condições de prática docente. Para tanto, recorreu-se aos dados do último Censo Escolar MEC/INEP (2016) complementado com dados de um questionário aplicado a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras (2013). Dentre os resultados encontrados, se observou que: i) os professores dessa disciplina possuem dificuldades quanto ao acesso a recursos didáticos de Sociologia; ii) há uma desvalorização desse componente escolar e; iii) mesmo com a recente ampliação de cursos de licenciatura, nota-se uma falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia no Ensino Médio Brasileiro.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes-Campos RJ (2009), especialista em Geografia do Brasil (2004), especialista em Ciências Sociais e Religião (2010) e licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário São Camilo, ES (2002). Professor adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-Ufal). Vem se dedicando aos temas “movimentos sociais” e “ensino de Sociologia/Ciências Sociais”. Integrao XINGÓ - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais(Ufal), o Grupo Cultura, Identidade e Movimentos Sociais e a comissão de comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais(ABECS).

Roniel Sampaio Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, bacharel e licenciado em Ciências Sociais. Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de políticas educacionais, recursos didáticos e mundo do trabalho, com ênfase em sociologia da educação e do conhecimento.

Referências

ALVES, Eva Maria S.; COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura. Aspectos históricos da cadeira de sociologia nos estudos secundários (1892-1925). Revista Brasileira de História da Educação, n° 12 jul./dez. 2006.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional Brasileiro de 2010. Brasília, 2010.

LENNERT, Ana Lúcia. Condições de trabalho do professor de Sociologia.Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 383-403, set./dez. 2011.

MEC/INEP. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar 2009. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília: Inep, 2009.

MEC/INEP. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo Escolar 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília: Inep, 2012.

MEC/INEP. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007 a 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília: Inep, 2012.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da Sociologia no Brasil: Os primeiros manuais e cursos. (2000) IFCH/UNICAMP. Dissertação de Mestrado.

MORAES, Amaury. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 359-382, set./dez. 2011.

NÓVOA, Antônio. Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995. (Coleção Ciência da Educação).OLIVEIRA, Amurabi. Um balanço sobre o campo de ensino de Sociologia no Brasil. Em Tese, v.12, n.2, ago./dez., 2015a.

OLIVEIRA, Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil. Política & Sociedade. Florianópolis, vol.14, n.31, set./dez., 2015b.

SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no Ensino Médio:o que pensam os professores da Rede Pública do Distrito Federal. Dissertação de mestrado em Sociologia. Universidade de Brasília, 2002.

SCHEFFER, Thaís Sartori. A seleção de conteúdos de sociologia por professores do ensino médio. Monografia do curso de Graduação em Ciências Sociais. UFJF, 2011.

SOUSA, Maria das Dôres de; RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel. Docência e identidade profissional do professor de Sociologia do Ensino Médio. Revista Inter-legere, Vol.11, Jul-Dez, 2012.

Downloads

Edição

Seção

Artigos