Cidadania e ensino de sociologia nos manuais do professor dos livros didáticos aprovados no PNLD 2015

Autores

  • Amurabi Pereira de Oliveira Departamento de Sociologia e Ciência Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Martina Baron Engerroff Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

ensino de sociologia, livro didático de sociologia, manual do professor

Resumo

Neste trabalho analisamos os manuais do professor dos seis livros didáticos de Sociologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, focando na relação que estabelecem entre o ensino da Sociologia no Ensino Médio e o exercício da cidadania. Para uma melhor análise desse material recorremos também aos documentos que vêm sendo produzidos em torno do ensino de sociologia, especialmente a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei n. 9.394/96), bem como a literatura na área. Visando realizar uma melhor contextualização, apresentamos uma sucinta discussão sobre a relação entre educação e cidadania no Brasil, e sobre o ensino de sociologia e a formação para a cidadania. No processo de análise dos manuais dos professores classificamos estes materiais em três grupos, a partir da concepção presente neles acerca da relação entre ensino de sociologia e formação para a cidadania: a) que relaciona a sociologia com o exercício da cidadania como condição formal da finalidade última da educação; b) que considera que a finalidade do ensino de sociologia é formar o jovem para o exercício da cidadania; c) que não realiza esta relação diretamente.

Biografia do Autor

Amurabi Pereira de Oliveira, Departamento de Sociologia e Ciência Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Licenciatura Plena (2007) e Mestrado(2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco(2011). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq (bolsista PQ nível2). Pesquisador do NEJUC (Núcleo de Estudos em Educação e Juventudes Contemporâneas) e do METROPOLIS - Laboratório de Pesquisa Social. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Antropologia da Educação, Ensino de Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia), Formação de Professores de Ciências Sociais, Religiosidades, Nova Era, Estudos Pós-Coloniais, Antropologia e Sociologia do Corpo e Gilberto Freyre.

Ana Martina Baron Engerroff, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduanda (bacharel) em Ciências Sociais pela mesma universidade. Graduada em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2007).

Referências

ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia.Volume único. Ensino médio. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2013.

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca; EMERIQUE, Raquel Balmant; O’DONNELL, Julia Gali. Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio.Volume único. 2 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.

BRASIL. Guia de livros didáticos : PNLD 2015 :sociologia : ensino médio. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de junho de 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. PCN+ - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio, vol. 3: Ciências Humanas e suas tecnologias: Cap. 4: Conhecimentos de Sociologia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2006.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no Ensino Médio através dos PCNEM e das OCNEM. Revista Mediações, v. 12, n. 1, p. 225-238, 2007.

CASSIANO, Célia C. F. O Mercado do Livro Didático no Brasil no Século XXI: a entrada do capital espanhol na educação nacional. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

CHATEL, Elisabeth; GROSSE, Gerárd. O Ensino Sociológico nos Estabelecimentos de Ensino Médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmica. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 99-111, 2014.

DE ALBA FERNÁNDEZ, Nicolás. ¿Qué Ciudadanía? ¿Qué Educación para la Ciudadanía?. In: RUIZ, Rosa María Avila (Org.). Las Competencias Profesionales para la Enseñanza-Aprendizaje de las Ciencias Sociales Ante el Reto Europeo y la Globalización. Bilbao: Asociación Unversitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales. 2007, p. 345-352.

DECESARE, Michael. 95 de Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 113-137, 2014.

FERREIRA, Vanessa do Rêgo. 2015. A Construção dos Referenciais Curriculares de Sociologia em Alagoas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

HAMLIN, Cynthia Lins. Desenvolvendo uma Terceira Cultura nas Escolas: habitus sociológico, estranhamento e desnaturalização de preconceitos. Tomo, s/v, n. 15, p. 71-82, 2010.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica.BIB. s/v, nº 74, p. 43-59, 2014.

LEITHÄUSER, Thomas, WEBER, Silke. Ética, Moral e Política na Visão de Professores Brasileiros e Alemães. Estudos de Sociologia, v 16, n.1, p 87-108, 2010.

LIMA, Fabiana Conceição Ferreira. 2012. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

MACHADO, Igor José de Renó; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha de. Sociologia hoje.Volume único. Ensino Médio. 1 ed. São Paulo: Ática, 2013.

MARTINS, Carlos B.;WEBER, Silke. Sociologia da Educação: Democratização e Cidadania. In: Martins, C. B.; Martins H. H. T. S. Horizontes das Ciências Sociais no Brasil. Sociologia, Brasília: Barcarolla, 2010, p. 131-201.

MEUCCI, Simone. 2000. A institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MEUCCI, Simone. Notas para um balanço crítico da produção recente de livros didáticos de sociologia no Brasil. In: Luiz Fernandes de Oliveira. (Org.). Ensino da sociologia: desafios teóricos e pedagógicos para as Ciências Sociais. 1ed. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2013, p. 75-80.

MORAES, Amaury Cesar. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos CEDES, v. 31, p. 359-382, 2011.

MORAES, Luiz Fernando Nunes. 2009. Da sociologia cidadã à cidadania sociológica: As tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, s/v, n. 29, p. 88-107, 2003.

OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia: novas temáticas e experiências. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 11-16, 2014a.______. Os Desafios Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Perspectiva, v. 32, n. 2, p. 1019-1044, 2014b.

OLIVEIRA, Amurabi. O Currículo de Sociologia na Escola: um campo em construção (e disputa). Revista Espaço do Currículo, v. 6, p. 355-366, 2013a.

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum Education. v; 35, n. 2, p. 179-189, 2013b.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI.3 edição. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da cidadania. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008. 591p.

RÊSES, Erlando da Silva . Representações Sociais dos Alunos da Rede Pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no Ensino Médio. Revista Mediações, v. 12, p. 177-194, 2007.

SANTOS, Mário Bispo. 2002. A sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal – Instituto de Ciências Sociais, Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília.

SILVA, Afrânio, vários autores. Sociologia em movimento.1 edição. São Paulo: Moderna, 2013.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos , v. 8, p. 403-427, 2007.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: Coleção Explorando o Ensino. Volume. 15 Coordenação Amaury César Moraes Brasília: Ministério da Educação: Brasília, 2010. P. 15-44.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Volume único. 3 ed. São Paulo: 2013.

WEBER, Silke. A produção recente na área da Educação.Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. s/v, n. 81, p. 22-32, maio 1992.

WEBER, Silke. O Professorado e o Papel da Educação na Sociedade. Campinas: Papirus, 1996.

Downloads

Edição

Seção

Artigos