Espaçosliminares de sociabilidade contemporânea. O caso ilustrativo do Festival Paredes de Coura, Portugal

Autores

  • Paula Guerra

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2019.243763

Palavras-chave:

festivais de música, públicos, etnografia, Paredes de Coura

Resumo

Neste artigo começamos por abordar as diferentes teorias relativas aos públicos e audiências e, em seguida, os festivais musicais como um exemplo da mudança operada no papel dos públicos na última década - a passagem de uma atitude passiva para uma experiência carnal total e participativa. Baseados numa trajetória já longa de análise relativa à fruição, consumo e vivência (GUERRA, 2010, 2015, 2016), neste artigo procedemos a uma análise etnográfica sustentada por excertos de diários de campo. Procuraremos analisar a multiplicidade de experiências que ocorrem em um dos mais emblemáticos festivais de verão português, o Festival Paredes de Coura, demonstrando como os festivais são um dos principais indicadores para compreender a elaboração e a projeção das identidades juvenis (e não só) na contemporaneidade.  

Biografia do Autor

Paula Guerra

Doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), professora no Departamento de Sociologia da FLUP e Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da mesma universidade (IS-UP).

Referências

APPADURAI, Arjun. 2004. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema.

BAKHTINE, Mikhail. 2001, Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard.

BENNETT, Andy; TAYLOR, Jodie & WOODWARD, Ian. (Orgs.) (2014). The Festivalization of Culture. Londres/Nova Iorque: Routledge.

BOLTANSKI, Luc. 2004. As classes sociais e o corpo. São Paulo: Paz e Terra.

BOURDIEU, Pierre. 2003. O Amor pela arte. 2ª edição. São Paulo: Zouk.

BOURDIEU, Pierre. 2010. A distinção. Lisboa: Edições 70.

COSTA, António Firmino da. 1997. Políticas culturais: conceitos e perspectivas. Observatório das Actividades Culturais, n. 2, p. 10-14.

CRESPI, Franco. 1997. Manual de sociologia da cultura. Lisboa: Editorial Estampa

CUMMINGS, Joanne. 2007. Selling the indie scene. Music festivals, neo-tribes and brand communities. Refereed proceedings of the joint Australian Sociological Association (TASA) and the Sociological Association of Aotearoa New Zealand (SAANZ) conference 2007.

DEBORD, Guy. 1992. La société du spectacle. Paris: Galimmard.

APPADURAI, Arjun. 2004. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema.

BAKHTINE, Mikhail. 2001, Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard.

BENNETT, Andy; TAYLOR, Jodie & WOODWARD, Ian. (Orgs.) (2014). The Festivalization of Culture. Londres/Nova Iorque: Routledge.

BOLTANSKI, Luc. 2004. As classes sociais e o corpo. São Paulo: Paz e Terra.

BOURDIEU, Pierre. 2003. O Amor pela arte. 2ª edição. São Paulo: Zouk.

BOURDIEU, Pierre. 2010. A distinção. Lisboa: Edições 70.

COSTA, António Firmino da. 1997. Políticas culturais: conceitos e perspectivas. Observatório das Actividades Culturais, n. 2, p. 10-14.

CRESPI, Franco. 1997. Manual de sociologia da cultura. Lisboa: Editorial Estampa

CUMMINGS, Joanne. 2007. Selling the indie scene. Music festivals, neo-tribes and brand communities. Refereed proceedings of the joint Australian Sociological Association (TASA) and the Sociological Association of Aotearoa New Zealand (SAANZ) conference 2007.

DEBORD, Guy. 1992. La société du spectacle. Paris: Galimmard.

APPADURAI, Arjun. 2004. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema.

BAKHTINE, Mikhail. 2001, Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard. BENNETT, Andy; TAYLOR, Jodie & WOODWARD, Ian. (Orgs.) (2014). The Festivalization of Culture. Londres/Nova Iorque: Routledge.

BOLTANSKI, Luc. 2004. As classes sociais e o corpo. São Paulo: Paz e Terra.

BOURDIEU, Pierre. 2003. O Amor pela arte. 2ª edição. São Paulo: Zouk.

BOURDIEU, Pierre. 2010. A distinção. Lisboa: Edições 70. COSTA, António Firmino da. 1997. Políticas culturais: conceitos e perspectivas. Observatório das Actividades Culturais, n. 2, p. 10-14.

CRESPI, Franco. 1997. Manual de sociologia da cultura. Lisboa: Editorial Estampa

CUMMINGS, Joanne. 2007. Selling the indie scene. Music festivals, neo-tribes and brand communities. Refereed proceedings of the joint Australian Sociological Association (TASA) and the Sociological Association of Aotearoa New Zealand (SAANZ) conference 2007.

DEBORD, Guy. 1992. La société du spectacle. Paris: Galimmard.

Downloads

Publicado

19-12-2019