O Programa Jovem Aprendiz: o impacto do neoliberalismo nas Políticas Públicas de aprendizagem profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2025.263686

Palavras-chave:

Programa Jovem Aprendiz, Políticas Públicas, neoli, empreendedor de si

Resumo

O presente estudo analisa o desenvolvimento dos programas de Jovem Aprendiz, em funcionamento na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, com o objetivo de compreender em que medida essas políticas atuam na produção dos indivíduos como empreendedores de si, a partir de uma lógica neoliberal. Busca-se a partir da análise do discurso e práticas dos profissionais dos programas, conferir como as transformações neoliberais impactam nos programas de aprendizagem profissional e são impulsionadas por eles, a partir do processo de formação dos Aprendizes. Para isso, adota-se os referenciais metodológicos da Análise do Discurso Francesa, que concebe os discursos como produtos ideológicos dos sujeitos, que só podem ser compreendidos, por meio do acesso aos contextos de produção e formação dos interlocutores. Desse modo, identifica-se que os programas atuam como espaços de produção da pedagogia empreendedora, que operam como fábricas do sujeito neoliberal, produzindo um processo de formação profissional que converte os sujeitos em empreendedores de si, responsáveis pelos seus próprios sucessos e fracassos.

Biografia do Autor

Anelize Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Doutoranda no Programa de Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Mestre em Sociologia Política pelo PPGSP/UENF e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

01-07-2025