Um atendente ou uma ferramenta? A produção do Chatbot como um dispositivo moral
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.263941Palavras-chave:
Sociologia da crítica, inteligência artificial, Chatbots, sociologia da tecnologiaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o processo de criação de chatbots, interfaces comunicacionais que utilizam linguagem natural, analisados pela perspectiva da sociologia da crítica (Boltanski e Thévenot, 2020; 1999) e da sociologia econômica (Muniesa e Callon, 2007). O estudo utilizou entrevistas semiestruturadas compreensivas (Kaufmann, 2013) com profissionais envolvidos na produção de tais ferramentas, visando entender como eles percebem e incorporam as dinâmicas comerciais digitais na ferramenta. Os resultados revelam que esses profissionais, divididos entre backends e frontends, desenvolvem uma compreensão do usuário e justificam suas abordagens com base em diferentes visões sobre a interação comercial entre um chatbot e um usuário, que a pesquisa identifica como distintas metafísicas morais: a cité industrial, a cité inspirada e a cité de renome (Boltanski e Thévenot, 2020). Assim, o chatbot se torna um reflexo da interação digital entre usuário e máquina, ajustado pelos acordos entre especialistas e a empresa contratante sobre o propósito da tecnologia em contextos específicos, exemplificado nos casos dos chatbots Lu e BIA. Dessa maneira, o chatbot opera como um dispositivo de mercado capaz de transformar a dinâmica de consumo e a percepção da imagem da empresa.
Referências
BEUNZA, Daniel; STARK, David. Tools of the trade: the socio-technology of arbitrage in a Wall Street trading room. In: Industrial and corporate change, v. 13, n. 2, p. 369-400, 2004.
BEVERUNGEN, A. Executive Dashboard as a mediating technology of organization. In: BEVERUNGEN, A. (Ed.). The Oxford Handbook of Media, Technology, and Organization Studies. [s.l.] Oxford University Press, 2019. p. 224–237.
BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent. A justificação: sobre as economias da grandeza. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2020.
BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent. The sociology of critical capacity. In: European journal of social theory, v. 2, n. 3, p. 359-377, 1999.
BROUSSARD, M. Artificial unintelligence: how computers misunderstand the world. First MIT Press paperback edition ed. Cambridge, Massachusetts London, England: The MIT Press, 2019.
COCHOY, Franck. Calculation, qualculation, calqulation: shopping cart arithmetic, equipped cognition and the clustered consumer. In: Marketing theory, v. 8, n. 1, p. 15-44, 2008.
DUBUISSON-QUELLIER, Sophie. La consommation engagée. Presses de sciences po, 2018.
KARPIK, Lucien. Valuing the unique. Princeton University Press, 2021.
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Unesp, 2000.
MÜHLHOFF, R. Human-aided artificial intelligence: Or, how to run large computations in human brains? Toward a media sociology of machine learning.In: New Media & Society, v. 22, n. 10, p. 1868–1884, out. 2020.
MUNIESA, Fabian; MILLO, Yuval; CALLON, Michel. An introduction to market devices. In: The sociological review, v. 55, n. 2_suppl, p. 1-12, 2007.
SCOTT, Marvin B.; LYMAN, Stanford M. Accounts. In: American sociological review, p. 46-62, 1968.
SPS Consultoria. Magazine Luiza: a transformação digital mais bem sucedida do Brasil. G1, Janeiro 29, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale–do–paraiba–regiao/especial–publicitario/sps–consultoria/tecnologia–e–inovacao/noticia/2021/01/29/magazine–luiza–a–transformacao–digital–mais– bem–sucedida–do–brasil.ghtml. Acesso em: Janeiro 31, 2022.
UNESCO, I'd blush if I could: closing gender divides in digital skills through education. 2019. Disponibilizado em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367416.page=1 (Acesso em: Janeiro 17, 2022).
WRIGHT MILLS, Charles. Ações situadas e vocabulários de motivos [Situated Actions and Vocabularies of Motive]. In: American Sociological Review, vol. 5, n. 6, 1940.
Vídeos
CANAL DA LU. Anitta feat. Lu do Magalu - Rio, o Magalu chegou geral! - Magalu, YouTube, Julho 7, 2021, 2 min, (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5YpP8Q8kQXk), Acesso em: Fevereiro 17, 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olga Christina de Oliveira Zunino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado