Um atendente ou uma ferramenta? A produção do Chatbot como um dispositivo moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.263941

Palavras-chave:

Sociologia da crítica, inteligência artificial, Chatbots, sociologia da tecnologia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o processo de criação de chatbots, interfaces comunicacionais que utilizam linguagem natural, analisados pela perspectiva da sociologia da crítica (Boltanski e Thévenot, 2020; 1999) e da sociologia econômica (Muniesa e Callon, 2007). O estudo utilizou entrevistas semiestruturadas compreensivas (Kaufmann, 2013) com profissionais envolvidos na produção de tais ferramentas, visando entender como eles percebem e incorporam as dinâmicas comerciais digitais na ferramenta. Os resultados revelam que esses profissionais, divididos entre backends e frontends, desenvolvem uma compreensão do usuário e justificam suas abordagens com base em diferentes visões sobre a interação comercial entre um chatbot e um usuário, que a pesquisa identifica como distintas metafísicas morais: a cité industrial, a cité inspirada e a cité de renome (Boltanski e Thévenot, 2020). Assim, o chatbot se torna um reflexo da interação digital entre usuário e máquina, ajustado pelos acordos entre especialistas e a empresa contratante sobre o propósito da tecnologia em contextos específicos, exemplificado nos casos dos chatbots Lu e BIA. Dessa maneira, o chatbot opera como um dispositivo de mercado capaz de transformar a dinâmica de consumo e a percepção da imagem da empresa.

Biografia do Autor

Olga Christina de Oliveira Zunino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e graduanda em licenciatura em ciências sociais (UFRJ). Mestre em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ); Graduada Summa Cum Laude pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

Referências

BEUNZA, Daniel; STARK, David. Tools of the trade: the socio-technology of arbitrage in a Wall Street trading room. In: Industrial and corporate change, v. 13, n. 2, p. 369-400, 2004.

BEVERUNGEN, A. Executive Dashboard as a mediating technology of organization. In: BEVERUNGEN, A. (Ed.). The Oxford Handbook of Media, Technology, and Organization Studies. [s.l.] Oxford University Press, 2019. p. 224–237.

BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent. A justificação: sobre as economias da grandeza. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2020.

BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent. The sociology of critical capacity. In: European journal of social theory, v. 2, n. 3, p. 359-377, 1999.

BROUSSARD, M. Artificial unintelligence: how computers misunderstand the world. First MIT Press paperback edition ed. Cambridge, Massachusetts London, England: The MIT Press, 2019.

COCHOY, Franck. Calculation, qualculation, calqulation: shopping cart arithmetic, equipped cognition and the clustered consumer. In: Marketing theory, v. 8, n. 1, p. 15-44, 2008.

DUBUISSON-QUELLIER, Sophie. La consommation engagée. Presses de sciences po, 2018.

KARPIK, Lucien. Valuing the unique. Princeton University Press, 2021.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Unesp, 2000.

MÜHLHOFF, R. Human-aided artificial intelligence: Or, how to run large computations in human brains? Toward a media sociology of machine learning.In: New Media & Society, v. 22, n. 10, p. 1868–1884, out. 2020.

MUNIESA, Fabian; MILLO, Yuval; CALLON, Michel. An introduction to market devices. In: The sociological review, v. 55, n. 2_suppl, p. 1-12, 2007.

SCOTT, Marvin B.; LYMAN, Stanford M. Accounts. In: American sociological review, p. 46-62, 1968.

SPS Consultoria. Magazine Luiza: a transformação digital mais bem sucedida do Brasil. G1, Janeiro 29, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale–do–paraiba–regiao/especial–publicitario/sps–consultoria/tecnologia–e–inovacao/noticia/2021/01/29/magazine–luiza–a–transformacao–digital–mais– bem–sucedida–do–brasil.ghtml. Acesso em: Janeiro 31, 2022.

UNESCO, I'd blush if I could: closing gender divides in digital skills through education. 2019. Disponibilizado em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367416.page=1 (Acesso em: Janeiro 17, 2022).

WRIGHT MILLS, Charles. Ações situadas e vocabulários de motivos [Situated Actions and Vocabularies of Motive]. In: American Sociological Review, vol. 5, n. 6, 1940.

Vídeos

CANAL DA LU. Anitta feat. Lu do Magalu - Rio, o Magalu chegou geral! - Magalu, YouTube, Julho 7, 2021, 2 min, (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5YpP8Q8kQXk), Acesso em: Fevereiro 17, 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Artigos