Influenciadores digitais e trabalho: categorias de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2025.264513

Palavras-chave:

influenciador digital, autenticidade, empreendedorismo, trabalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas categorias para análise do trabalho de influenciadores digitais para auxiliar na sistematização de perspectivas que enfocam o trabalho na indústria cultural na tentativa de agregar ao mosaico de pesquisas que buscam compreender as novas formas de trabalho das plataformas digitais. Portanto, a partir de uma revisão bibliográfica interdisciplinar, o artigo analisa como a autenticidade e o empreendedorismo se constituem como pilares do trabalho desses sujeitos para, em seguida, pensar como eles se relacionam com outras categorias de análise utilizadas pelos pesquisadores dos estudos de mídia. Por fim, tentamos compreender como a visibilidade se agrega a este contexto e se torna central na compreensão do assento laboral da atividade dos influenciadores digitais ao denunciar como as plataformas, por meio do algoritmo, engendram uma precariedade em torno deste trabalho.

Biografia do Autor

Caio Afonso Borges, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília. Mestre e graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB); membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Interseccionalidades e Direitos (UnB/CNPq); membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq).

Referências

ABIDIN, Crystal. Communicative ❤ intimacies: Influencers and Perceived Interconnectedness. Ada: A Journal of Gender, New Media, and Technology, n. 8, 2015.

ABIDIN, Crystal. Visibility labour: Engaging with Influencers’ fashion brands and #OOTD advertorial campaigns on Instagram. Media International Australia. pp. 1-15, 2016.

ABIDIN, Crystal. Mapping Internet Celebrity on TikTok: Exploring Attention Economies and Visibility Labours. Cultural Science Journal, 12(1), pp. 77–103. 2020.

ARRIAGADA, Arturo; IBÁÑEZ, Francisco. “You need at least one picture daily, if not, you’re dead”: content creators and platform evolution in the social media ecology. Social Media+ Society, v. 6, n. 3, p. 1-12, 2020.

ARRIAGADA, Arturo; BISHOP, Sophie. Between commerciality and authenticity: The imaginary of social media influencers in the platform economy. Communication, Culture and Critique, v. 14, n. 4, 2021.

BANET-WEISER, Sarah. Authentic™: the politics of ambivalence in a brand culture. New York University Press, 2012.

BANET-WEISER, Sarah. Empowered: Popular feminism and popular misogyny. Duke University Press, 2018.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

BISHOP, Sophie. Managing visibility on YouTube through algorithmic gossip. New media & society, v. 21, n. 11-12, p. 2589-2606, 2019.

BORGES, Caio Afonso. O dano existencial no trabalho sem pausas dos influenciadores digitais. São Paulo: Editora Dialética, 2022.

BUCHER, Taina. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New media & society, v. 14, n. 7, p. 1164-1180, 2012.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

CASTRO, Carla Appollinario de. Crítica à razão empreendedora: a função ideológica do empreendedorismo no capitalismo contemporâneo. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.

COTTER, Kelley. Playing the visibility game: How digital influencers and algorithms negotiate influence on Instagram. New media & society, v. 21, n. 4, 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUFFY, Brooke Erin. The Romance of Work: Gender and Aspirational Labour in the Digital Culture Industries. International Journal of Cultural Studies. pp. 1-17, 2015.

DUFFY, Brooke Erin. (Not) getting paid to do what you love: Gender, social media, and aspirational work. Yale University Press, 2017.

DUFFY, Brooke Erin. Algorithmic precarity in cultural work. Communication and the Public, v. 5, n. 3-4, p. 103-107, 2020.

DUFFY, Brooke Erin; HUND, Emily. “Having it all” on social media: Entrepreneurial femininity and self-branding among fashion bloggers. Social media+ society, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2015.

DUFFY, Brooke Erin; MEISNER, Colten. Platform governance at the margins: Social media creators’ experiences with algorithmic (in)visibility. Media, Culture & Society, v. 45, n. 2, p. 1-20, 2023.

DUFFY, Brooke Erin; POOLEY, Jefferson. Idols of promotion: The triumph of self-branding in an age of precarity. Journal of Communication, v. 69, n. 1, p. 26-48, 2019.

ENTWISTLE, Joanne; WISSINGER, Elizabeth. Keeping up appearances: aesthetic labour in the fashion modelling industries of London and New York. The sociological review, v. 54, n. 4, p. 774-794, 2006.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FONTENELLE, Isleide Arruda. O nome da marca: McDonald’s, fetichismo e cultura descartável. São Paulo: Boitempo: Fapesp, 2013.

GAGO, Veronica. A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular. São Paulo: Elefante, 2018.

GROHMANN, Rafael. Plataformização do trabalho: características e alternativas. In: ANTUNES, Ricardo (Org.) Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

GUIMARÃES, Thiago. BLACK MIRROR AINDA É BLACK MIRROR: O que isso quer dizer? Publicado em 13 de dezembro de 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y0nfohQfRQI&t=302>. Acesso em 15 dez 2023.

HOCHSCHILD, Arlie Russell. The Managed Heart: Commercialisation of Human Feeling, University of California Press: Berkeley, 1983.

HUND, Emily. The Influencer Industry: the quest for authenticity on social media. Oxford: Princeton University Press, 2023.

INSTAGRAM, Perguntas frequentes sobre as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Disponível em <https://about.instagram.com/pt-br/blog/announcements/instagram-community-guidelines-faqs> Acesso em 17 nov 2023.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2022.

KARHAWI, Issaaf Santos. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA/USP, p. 39-58, 2016.

KARHAWI, Issaaf Santos. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: visibilidade, autenticidade e motivações. E-Compós, v. 24, 2021. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2182>. Acesso em: 14 abr. 2024.

KARHAWI, Issaaf Santos. Autenticidade, intimidade e coconstrução: mapeamento das características da produção de conteúdo dos influenciadores digitais. In: Intercom: 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, Universidade Federal da Paraíba. Anais [...]. pp. 1-15. João Pessoa, 2022. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0720202221445762d8a189d729e.pdf> Acesso em: 14 abr. 2024.

KARHAWI, Issaaf Santos. Entre algoritmos, métricas de engajamento e plataformas digitais: influenciadores digitais e trabalho de visibilidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. v. 23, n. 46, mai./ago., 2024.

KUEHN, Kathleen; CORRIGAN, Thomas F. Hope labor: The role of employment prospects in online social production. The political economy of communication, v. 1, n. 1, 2013.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

NEFF, Gina. Venture labor: Work and the burden of risk in innovative industries. MIT press, 2012.

PETRE, Caitlin; DUFFY, Brooke Erin; HUND, Emily. “Gaming the system”: Platform paternalism and the politics of algorithmic visibility. Social Media+ Society, v. 5, n. 4, p. 1-12, 2019.

SHTERN, Jeremy; HILL, Stephanie. The political economy of sponsored content and social media entertainment production. In: CUNNINGHAM, Stuart; CRAIG, David. Creator Culture: An Introduction to Global Social Media Entertainment. New York: NYU Press. 2021.

WISSINGER, Elizabeth. Managing the semiotics of skin tone: Race and aesthetic labor in the fashion modeling industry. Economic and Industrial Democracy, v. 33, n. 1, p. 1-19, 2011.

WISSINGER, Elizabeth. #NoFilter: Models, glamour labor, and the age of the blink. Interface, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2015.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos