Ressignificando uma trajetória de 55 anos de dedicação à Sociologia e à Educação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260592

Schlagworte:

Sociologia, Educação

Abstract

Com muita emoção agradeço aos que atualmente fazem o Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS, a UFPE e a ADUFEPE – essa maneira engenhosa e sensível de marcar a minha despedida da longeva trajetória profissional, que se identificou com a vida universitária. De fato, a entrada na universidade, e as relações que ali começaram a ser tecidas no final da década de 1950, findaram por delinear um modo de vida e de trabalho, que desde cedo extrapolou os limites da cidade do Recife, cidade que recebeu aos seis meses de vida a criança nascida em Aracaju no seio de família de origem alemã, de classe média letrada.

Autor/innen-Biografie

Silke Weber, UFPE

Obteve doutorado em Sociologia na Université René Descartes (1972). Desenvolveu programas de pós-doutoramento nas Universidade de Bremen, de Paris V e na London School of Economics and Political Sciences (LSE). É professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologiada UFPE. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade. Foi integrante de comités da Fundação Carlos Chagas, Fundação Ford, CNPq, CAPES, SBPC,ANPOCS, SBS ; Secretária de Educação do Estado de Pernambuco (1987/1990 e 1995/1998); integrante do Conselho Nacional de Educação (1996 a 2001); membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (2003) e da Comissão Técnica de Avaliação e de Acompanhamento (CTAA) do INEP, Ministério da Educação (2007/2011). É associada à Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, integrante do Conselho Editorial de Educação e Sociedade , Sociedade e Estado, Política e Sociedade Cadernos CRH, Sociologias e membro do Comité Cientiífico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Tem experiência na área da Psicologia Social, Educação e Sociologia. Tem desenvolvido trabalhos principalmente nos seguintes temas: ensino superior, educacao e projetos de sociedade, educacao brasileira, politicas educacionais, profissionalização e formacao do professor, qualidade da educação publica.

Literaturhinweise

Sem referências.

Veröffentlicht

2023-12-07 — aktualisiert am 2023-12-08

Versionen