INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO: a importância da Avaliação de Impactos Ambientais¹
Abstract
A inovação tecnológica hoje possui um arcabouço gerencial sofisticado, e os administradores científicos precisam integrar diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento. Os processos de avaliação de impactos tornam-se cada vez mais relevantes em diversas instituições de pesquisa, norteando as formas de financiamento e implementação de projetos. Nesse contexto, as variáveis ambientais tornam-se extremamente relevantes, e os impactos ambientais precisam ser levados em conta nos processos de avaliação de tecnologias. O intuito desse trabalho é investigar de que forma os pesquisadores da área agrícola estão percebendo os efeitos dessa tendência de submeter a inovação a modelos sofisticados de avaliação de impactos ambientais. Foi realizado estudo de caso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para discutir como a avaliação dos impactos ambientais está modificando a prática inovativa. A utilização de ferramentas de avaliação de inovações tecnológicas, como o Ambitec, tem um profundo respaldo em termos institucionais, e a empresa procurou reforçar essa expectativa por intermédio de uma série de publicações internas e externas. Mas o processo de consolidação dessas práticas de gestão junto ao universo de pesquisadores não ocorre totalmente sem tensões.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado