GEORG LUKÁCS À ÉPOCA DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: a categoria da totalidade e o questionamento das ciências humanas
Abstract
O presente artigo busca esboçar a relação estabelecida entre o filósofo marxista húngaro Georg Lukács e sua concepção crítica frente às ciências humanas, especialmente a sociologia. Para uso analítico Lukács recorre à categoria dialética da totalidade. O entendimento de sua perspectiva dar-se-á mediante os momentos de negação, preservação e superação (a Aufhebung) de sua visão de mundo evidenciada ao longo da obra lukacsiana mais conhecida, História e Consciência de Classe, de 1923.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado