A TELENOVELA COMO PRODUTO SOCIOCULTURAL: refletindo sobre um processo de construção de significados
Abstract
Este trabalho apresenta reflexões sobre a telenovela brasileira, tomando como objeto empírico O Clone, com um enfoque em discursos presentes na sua trama, em busca de compreender contextos socioculturais nela impressos. Nesse percurso, é destacado o referencial teórico-metodológico adotado para esta investigação, que trata da forma segundo a qual práticas sociais e ritos construídos na formação histórico-cultural brasileira articulam-se com elementos diversos, visualizados segundo os códigos valorativos a que se relacionam. Na análise, este produto midiático é visto como um denso artefato sociocultural, fiel a uma certa memória coletiva e capaz de revelar traços expressivos da sociedade na qual e produzido.
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado