FRAGMENTAÇÃO URBANA E SOCIABILIDADE JUVENIL EM JOÃO PESSOA: o skate e o hip-hop
Abstract
Este trabalho analisa as transformações urbanas que vem ocorrendo na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, e algumas formas de sociabilidade Juvenil a elas relacionadas. Acompanhando tendências mais gerais de desenvolvimento urbano, a cidade de João Pessoa vem se tornando crescentemente segmentada e vem consolidando novas formas de segregação urbana. Os jovens que habitam bairros de periferia, socialmente desvalorizados, desenvolvem diferentes formas de sociabilidade e auto-expressão que constituem sub-culturas juvenis específicas e cujo conteúdo responde em parte às exclusões e discriminações experimentadas. Uma das atividades expressivas de jovens urbanos é o skate, em torno do qual se aglutinam jovens de diferentes localidades. Na modalidade street, os skatistas inventam um modo peculiar de navegação pela cidade, ultrapassando seus limites reais ou imaginários e reinventando os usos e significados dos equipamentos urbanos. O movimento hip-hop representa outra forma de resposta juvenil de moradores da periferia à vivência no mundo urbano, cuja especificidade e a criação de uma identidade positiva para jovens pobres e o impulso para a criação artística, em que se faz o relato e a denúncia do cotidiano da cidade.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado