Universidades dos Movimentos Sociais: apostas em outra educação
Schlagworte:
Universidades dos Movimentos Sociais, sociologia das ausências e das emergências, educaçãoAbstract
O artigo objetiva conceituar as Universidades dos Movimentos Sociais enquanto apostas em outra educação. Para esta definição, o texto está embasado na ideia de Boaventura de Sousa Santos de Sociologia das Ausências e das Emergências. Essa perspectiva é utilizada como forma de apostar em uma concepção de educação que herda os princípios da educação popular de Paulo Freire, acrescentando as ideias de interculturalidade e de tradução intercultural. Interessa estudar a forma que o conceito de universidade é ressignificado a partir das iniciativas de Universidades dos Movimentos Sociais. A escolha foi por realizar quatro estudos de casos de Universidades dos Movimentos Sociais bastante distintos. Os quatro estudos de caso referem-se à Escola de Formação de Educadores(as) Sociais no Recife – Brasil, à Escola Nacional Florestan Fernandes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil, à Universidad de La Tierra,ligada ao Movimento Zapatista do estado de Chiapas no México e à Universidade Popular dos Movimentos Sociais. A pesquisa concluiu que as Universidades dos Movimentos Sociais são experiências bastante plurais e experimentais, ou seja, são iniciativas que trilham o seu percurso ao longo do seu caminhar.Literaturhinweise
BENZAQUEN, Júlia Figueredo. 2007.A Socialização para Cooperação: uma análise de práticas de educação não-formal. Recife: Bagaço, Nupep.
BENZAQUEN, Júlia Figueredo. 2012. Universidades dos Movimentos Sociais: apostas em saberes, práticas e sujeitosdescoloniais. Tese (DoutoradoemPós-colonialismos e Cidadania Global) – Centro de EstudosSociais e Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra.
FLÓREZ, Juliana Flórez. 2007. “Lectura no eurocéntrica de los movimientos sociales latinoamericanos. Las claves analíticas del proyecto modernidad/colonialidad”, In El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más alládel capitalismo global / compiladores Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel. – Bogotá: SiglodelHombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifi cia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, p. 243 – 266
FREIRE, Paulo. 1996.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra.
FREIRE, Paulo. 2002.Pedagogia do Oprimido, 32ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FREIRE, Paulo. 2006.Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
ILLICH, Iván.2007. Sociedade desescolarizada, tradución de Luciana Reis, Porto Alegre: Deriva.
LEHER, Roberto. 2005.Escola Nacional Florestan Fernandes: um grande acontecimento para a educação e para as lutas sociais no Brasil. Disponível em www.rls.org.br – acedido em junho de 2009.
MATO, Daniel. 2011. Forms of intercultural collaboration between institutions of higher education and indigenous and Afro-descendant peoples in Latin America. Postcolonial Studies, 14:3, p. 331-346.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. 2011. http://www.mst.org.br, acedido em maio de 2011.
SÁNCHEZ BARRAZA, Raymundo. 2005. Una Universidad Sin Zapatos. Entrevista publicada en In Motion Magazine. 18 de diciembre. http://www.inmotionmagazine.com/global/rsb_int_esp.html - acedido em abril de 2009
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2002.A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Porto: Afrontamento.
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2006. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez.
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2009.a. Um Ocidente Não-Ocidentalista?:a filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. (Orgs).Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina. p.445-486.
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2009.b.Por uma pedagogia do conflito. In: FREITAS, Ana Lúcia Souza de; MORAES, Salete Campos de (Orgs.).Contra o desperdício da experiência: a pedagogia do conflito revisitada. Porto Alegre: Rede Editora.
SOUZA, João Francisco de.2006 Paradigmas teóricos dos movimentos sociais e perspectivas da educação popular. In: SCOCUGLIA, Afonso Celso; JEZINE, Edineide (Org.). Educação popular e movimentos sociais. João Pessoa: Editora Universitária.p. 59 – 76.
STAKE,Robert E. 1995. The art of case study research. New York: Sage.
VENDRAMINI, Célia Regina. 2007. Educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Caderno Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 121-135, maio/ago. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado